Valquir Aureliano – Texto proposto buscou prever a utilização restrita em território nacional da placa preta para carros que mantenham 80% de sua originalidade.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), junto com a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), realiza neste sábado (22), ao evento de lançamento do novo modelo de placa preta para veículos de coleção. O evento vai até 16 horas e acontece na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, em Curitiba.

A iniciativa foi conquistada por meio de uma solicitação feita por colecionadores de veículos antigos que contou com a participação, direcionamento e orientação do Detran-PR, enviada posteriormente para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

A Senatran então abriu consulta pública para definir, junto à população, o modelo mais adequado. O objetivo foi alterar a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), nº 780, de 26 de junho de 2019, que dispõe sobre as novas placas de identificação. O texto proposto buscou prever a utilização restrita em território nacional da placa preta para carros que mantenham 80% de sua originalidade.

A Resolução alterada foi publicada pela Senatran em 13 de dezembro de 2021 e o Detran-PR realizará um evento com encontro de colecionadores de carros antigos, entrega simbólica das primeiras placas pretas para veículos antigos que compõe as forças de segurança do Estado, e que estarão em exposição.

O evento contará com a participação do secretário Nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro, do diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita, e do presidente da FBVA, Altair Manoel.