Publicidade
No Paraná

Dez cidades na Costa Oeste do Paraná para se conhecer: praia, natureza e cultura

(Foto: Divulgação)

O grande lago formado pela Usina de Itaipu criou cenários fantásticos ao longo dos seus 170 quilômetros de extensão; veja alguns atrativos criados pelos municípios na fronteira com o Paraguai


Santa Terezinha de Itaipu

  • A 20 km de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu tem no Balneário Terminal Turístico Alvorada de Itaipu um dos seus principais atrativos. O balneário fica às margens do Lago de Itaipu. O local conta com área de camping, infraestrutura para a prática de esportes, passeios náuticos, caminhadas e pesca esportiva. Santa Terezinha de Itaipu realiza e sedia eventos esportivos, culturais e recreativos durante todo o ano.

São Miguel do Iguaçu

  • A cidade conta com natureza exuberante, água, pesca, recantos, piscinas, comidas naturais e orgânicas, entre outros atrativos. Em São Miguel do Iguaçu é possível navegar nas águas do Lago de Itaipu. Há grande diversidade cultural espalhada pela cidade em quilombolas, museus e bibliotecas.

Itaipulândia

  • Além dos encantos do Lago de Itaipu, Itaipulândia também se destaca no turismo religioso, e conta com um grande monumento a Nosssa Senhora Aparecida. Outro grande atrativo é o Itaipuland Hot Park, Resort e Spa Thermal, maior parque aquático termal da América Latina, localiza-se próximo do centro da cidade.

Santa Helena

  • O turista que visita Santa Helena irá se encantar com a fauna, flora, além da riqueza cultural e histórica da cidade. Banhada pelas águas do Lago de Itaipu, ela está localizada no centro da Costa Oeste do Paraná. Santa Helena é ponto de partida para os peregrinos que caminham cerca de 65 km pela Rota da Fé. Mas a cidade também aproveita bem o Lago de Itaipu, realizando grandiosas festas às sua margens no Carnaval, Réveillon e no início da temporada de verão.

Entre Rios do Oeste

O nome “Entre Rios” originou-se da confluência dos Rios Paraná, São Francisco “Verdadeiro” e São Francisco “Falso”. O território é entrecortado por quatro rios: Felicidade, São Francisco, Barra Grande e Rio Paraná. A imensidão de água doce atrai praticantes da pesca esportiva de toda a região, além de rotas de cicloturismo, gastronomia e praias artificiais.


Pato Bragado

  • Semana Farroupilha, Festa Junina, Oktoberfest, Jantar Italiano. Esses são alguns dos eventos que atraem para a cidade turistas de diversas regiões. Cultura e diversão praticamente todo o ano. Passeios em embarcações pelo Rio Paraná estão entre os principais atrativos. Os pontos mais visitados na cidade são o Porto Britania, Lago Municipal e o Parque das Águas.

Missal

  • Distante 75 quilômetros de Foz do Iguaçu e 600 quilômetros de Curitiba, Missal é o local ideal para quem procura tranquilidade e alimentos coloniais. Também tem influência da colonização alemã, com festas famosas. Durante o ano todo, pescadores de toda a região procuram Missal para a prática da pesca esportiva, já que a Prainha de Missal tem atracadouro próprio.

Marechal Cândido Rondon

  • Tipicamente germânica, Marechal Cândido Rondon tem na colonização de descendentes europeus um atrativo. A arquitetura enxaimel é marcante na cidade. O lazer é garantido no Parque de Lazer Annita Wanderer, às margens do Lago de Itaipu. Conhecida como “a mais simpática do Brasil”, a Oktoberfest de Marechal Cândido Rondon é a principal festa do município.

Mercedes

  • Mercedes está localizada no Oeste do Paraná, na fronteira com o Paraguai e é vizinha de Guaíra, Terra Roxa, Marechal Cândido Rondon e Nova Santa Rosa. Pesca esportiva, lazer e atividades na natureza são parte da programação turística da cidade. O prato típico de Mercedes é o costelão recheado. A iguaria é servida em restaurantes e na festa do município, em setembro.


Guaíra

  • Berço das submersas Sete Quedas, Guaíra agrega de belezas naturais a registros da colonização jesuíta. Tamnbém em Guaíra, foi criado em 1997 o Parque Nacional de Ilha Grande, uma das maiores áreas de preservação ambiental do Paraná. As águas da cidade também permitem a prática de esportes como wakeboard, caiaque, remo e stand up padle.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES