Divulgação/EB

Morreu nesta segunda (11), em Curitiba, o general da reserva Carlos Roberto Pinto de Souza, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, órgão que coordena a elaboração do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “A presidência do Inep, em nome de todos os seus colaboradores, agradece o trabalho desempenhado com dedicação, entusiasmo, responsabilidade e senso ético pelo diretor Carlos Roberto. Seu nome estará registrado na história do Inep”, diz nota divulgada pelo o Inep. Ele lutava contra a Covid desde dezembro do ano passado, segundo o jornal Folha de S.Paulo.

Pinto de Souza tinha doutorado em Altos Estudos Militares e foi Comandante do Centro de Comunicação e Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro. Ele não tinha formação na área de avaliação escolar e antes do Inep,  trabalhava como assessor no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Como servidor público no campo da Defesa, foi instrutor no Exército, chefe do Centro de Defesa Cibernética e comandante do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército.

Além do Enem, coordenou as equipes envolvidas no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros), Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), entre outros.