#FIAT

A Fiat revelou em Genebra o Centoventi, um novo marco na história da fabricante italiana “na mobilidade democrática” com “uma solução elétrica acessível a todos” lançada no seu 120.º aniversário. Com o Fiat Concept Centoventi, o cliente pode configurar o interior, escolher os acessórios e adaptar o espaço de acordo com as exigências para criar uma viatura verdadeiramente única. Como a Fiat faz 120 anos, foram já lançados 120 acessórios adicionais – 114 podem ser comprados on-line e montados em casa, com alguns até a poderem ser feitos em impressoras 3D. O Fiat Concept Centoventi é uma “tela em branco” pronta para ser pintada de modo a satisfazer os gostos e as exigências do cliente – produzido apenas numa cor de carroçaria, os clientes podem personalizá-lo utilizando o programa “4U”, com escolha entre 4 tetos, 4 para-choques, 4 tampões de rodas e 4 caracterizações externas. O conjunto de baterias modulares do Concept Centoventi permite ao condutor aumentar a autonomia de 100 para 500 quilómetros simplesmente adquirindo ou alugando baterias adicionais.


#RENAULT

Com 15 milhões de unidades vendidas no mundo desde o lançamento, em 1990, o Renault Clio debuta sua quinta geração no Salão de Genebra, com um design moderno e uma nova gama de motorizações, incluindo o primeiro híbrido E-Tech da marca do diamante. Todas as opções a gasolina são inéditas. Somadas com a diesel, as potências variam de 65 a 130 cavalos. A Renault coloca no mercado nove combinações diferente de motor e câmbio. O propulsor 1.6 a combustão de nova geração é acompanhada de dois motores elétricos, uma caixa de câmbio multimodos e uma bateria de 1,2 kWh. A partida é feita automaticamente no modo elétrico e permite rodar até 80% do tempo dessa maneira na cidade, representando 40% em termos de consumo de combustível em comparação a um motor térmico a gasolina clássica em ciclo urbano.


#VOLKSWAGEN 

A Volkswagen apresenta em Genebra o modelo conceitual ID Buggy – uma reinterpretação moderna dos tradicionais buggies usados nas praias brasileiras e californianas. O modelo é baseado na nova plataforma modular elétrica da marca, a MEB. O ID BUGGY usa esse chassi modular, e, integrada no piso do veículo, uma bateria de alta voltagem. A autonomia chega a 250 quilômetros com uma carga, com uma bateria recarregável de íon de. O motor elétrico de 150 kW / 204 cv do BUGGY fica na traseira. Um motor elétrico adicional no eixo dianteiro também é concebível para realizar uma tração nas quatro rodas com um “eixo de transmissão elétrico”. A linguagem de design claro traz um teto fixo e as portas foram dispensadas. O interior é caracterizado por materiais impermeáveis. O carro conceito é um puro 2 lugares; no entanto, o ID. BUGGY também pode ser convertido em um 2 + 2 lugares. A carroceria é confeccionada em compósito fabricado a partir de uma mistura de alumínio, aço e plástico e é autoportante. Graças ao design modular, a parte superior da carroceria pode ser destacada do chassi MEB. 


#MASERATI

O Levante Trofeo Launch Edition é a principal estrela do estande da Maserati na edição deste ano do Salão de Genebra. A série especial do SUV da marca do Tridente será limitada em pouco mais de uma centena de exemplares, disponível em três cores exclusivas (Azul Blu Emozione Matte, Amarelo Giallo Modenese e Vermelho Rosso Magma). No exterior, destacam-se as exclusivas inserções em fibra de carbono nos para-choques, saias laterais e capota, rodas de 22 polegadas com acabamento em preto brilhante e pinças de freio em prata, azul, amarelo ou vermelho. O Levante Trofeo tem um dos mais poderosos motores já instalados em um Maserati de produção. Trata-se do 3.8 V8 biturbo combinado a um câmbio automático ZF de 8 velocidades e à tração integral Q4. Com isso, o carro é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 4,1 segundos e chegar aos 300 km/h de velocidade final. São de série o seletor dos modos de condução e o modo Corsa com função ”launch control” (controle de largada).


# PININFARINA BATTISTA

O supercarro Pininfarina Battista faz sua estreia em Genebra. O supercarro usa um motor elétrico para cada roda, com potência combinada de 1.900 cv e torque de 234,7 m.kgf. Com baterias Rimac de alta capacidade (120 kWh), ele acelera de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos e vai a 300 em 12 segundos a caminho da máxima de 350 km/h. A autonomia média é de 450 km. Elementos comuns na categoria estão presentes, como monocoque de fibra de carbono, freios de carbono-cerâmica e rodas de 21 pol. A produção está limitada a 150 unidades.


#SMART


O Grupo Daimler apresenta o protótipo Smart Forease+, o conceito é uma evolução do Forease e tem como missão sublinhar a decisão do Grupo alemão de vender apenas modelos com propulsão elétrica a partir de 2020. O Forease+ tem capota removível em tecido, defletor integrado à tampa do porta-malas, o para-sol instalado no pequeno vidro frontal e os faróis em leds. Dentro, o minicarro de dois lugares tem o painel principal e bancos revestidos em couro e microfibra. Quando conversível, o Forease+ se transforma em um legítimo speedster, assim como seu antecessor.