Uma cena curiosa marcou o Campeonato Espanhol neste sábado. A partida entre Athletic Bilbao e Eibar teve de ser interrompida por alguns instantes por conta de um drone. O artefato tecnológico caiu no gramado no segundo tempo. Ele carregava uma bandeira em protesto contra a realização da Eurocopa 2020.

A partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Espanhol terminou em 1 a 1, com os dois gols anotados no primeiro tempo. Diferente da etapa inicial, a segunda metade de partida contou com uma breve paralisação por volta dos 20 minutos. O árbitro Valentin Pizarro Gomez recolheu o drone de campo e o duelo continuou.

A cidade de Bilbao é uma das 12 sedes escolhidas para a competição europeia, que teve de ser adiada em razão da pandemia de covid-19 e será realizada entre junho e julho deste ano. O estádio San Mamés vai receber todos os três jogos da seleção da Espanha durante a fase de grupos. Esta será a primeira vez que a equipe nacional joga no País Basco desde 1967.

A manifestação deste sábado é uma iniciativa de grupos de tendência separatista e partidos políticos que não querem que a Espanha jogue em solo basco. No entanto, ninguém ainda se manifestou para assumir a responsabilidade pelo protesto. A oposição em sediar partidas da Eurocopa na cidade de Bilbao aumentou.

A Espanha está no Grupo E, junto com Eslováquia, Polônia e Suécia. O primeiro jogo dos comandados de Luis Enrique está previsto para acontecer no dia 14 de junho, no Estádio San Mamés, casa do Athletic Bilbao.