Franklin de Freitas

Acontece nesta sexta-feira (18 de dezembro), na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a posse dos membros do poder Legislativo e dos chefes do poder Executivo que comandarão os rumos de Curitiba nos próximos quatro anos (2021-2024). Por conta da pandemia do novo coronavírus, o evento acontece de forma híbrida, com parte dos diplomados (prefeito, vice-prefeito e dois vereadores, representando todos os demais) presentes fisicamente e todos os outros participando de forma remota, virtual.

Presidente do TRE-PR, o desembargador Tito Campos de Paula comenta que a nova modalidade da diplomação é um sinal dos tempos, em especial num momento em que a situação da pandemia demonstra agravamento pelo país. “Aqui são poucas pessoas: o prefeito, vice-prefeito e dois vereadores para representar todos os demais que vão receber os seus diplomas, além do juiz eleitoral que conduz esse processo, o presidente [do TRE-PR], o vice-presidente e o diretor geral. As demais pessoas participam virtualmente. Mas o importante é que a Justiça Eleitoral cumpriu com seu papel de entregar aí o resultado das urnas para a população”, afirmou ele, destacando ainda que a partir do próximo ano o tribunal já começa a se preparar para a eleição de 2022.

Presente no Tribunal para ser consagrado (e diplomado) pela terceira vez prefeito de Curitiba, Rafael Greca comentou que a sessão virtual é diferente, mas não deixa de ser emocionante. “Reflete a dificuldade desse ano, onde a eleição foi uma das grandes vitórias do povo brasileiro, até pela qualidade com que a Justiça eleitoral tratou o processo de cautelas sanitárias. Minha emoção e minha alegria de ser pela terceira vez prefeito de Curitiba não muda, não pode ser menor, não é diminuída. A não ser pela ausênca do abraço, porque no normal nós estaríamos no teatro, com 3 mil pessoas, recebendo três mil abraços”, declarou o prefeito curitibano, afirmando ainda sentir-se muito “apoiado e confortado pelo olhar cheio de esperança, que é a melhor companheira da alma, de todos os curitibanos”.

‘Vacina não tem partido político’ e ‘quem tentou chamar a vacina de Vachina está ferrado’

Outro assunto abordado por Rafael Greca em conversa com jornalistas que cobriam o evento foi o anúncio do governo federal de que todas as vacinas disponíveis para imunização contra a Covid-19 serão adquiridas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio, diz o prefeito reeleito, “Nos devolve a esperança”.

“A grande alegria de hoje foi a notícia de que o governo federal vai comprar inclusive a vacina de São Paulo, vai comprar todas as vacinas, porque, afinal de contas, já que estamos num Tribunal Eltiroal, vacina não tem partido político. É um imunizador que liberta, que protege a economia, que apoia as pessoas. Até a turma que tentou chamar a vacina de Vachina, a vacina de Sâo Paulo, está ferrada, porque todas as vacinas são feitas na China.”