AGB

O Coritiba perdeu por 3 a 1 para o Fortaleza, nessa quinta-feira (dia 4) à noite, na Arena Castelão, pela 34ª rodada do Brasileirão. Com o resultado, o time paranaense ficou em 19º lugar, com 28 pontos, 8 pontos abaixo do Sport, que é a primeira equipe fora da zona de rebaixamento. O Fortaleza está em 14º lugar, com 38 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES – notas para os jogadores do Coritiba.

DESEMPENHO PÍFIO
Em relação ao desempenho, o Coritiba entrou perdido em campo, quase não atacou e permitiu cinco chances para o Fortaleza no primeoro tempo. No segundo tempo, o time paranaense até esboçou uma reação, mas acabou se desmanchando em campo no final.

JOGO BIZARRO
O jogo teve um final bizarro. O placar já estava 3 a 1 para o Fortaleza aos 45 do 2º tempo, quando Rhodolfo cometeu pênalti, levou o segundo amarelo no jogo e foi expulso. O Coritiba ficou com dez jogadores. Aos 49, Wellington Paulista cobrou o pênalti e Wilson defendeu no canto. O VAR notificou e o árbitro mandou voltar, porque Wilson se adiantou. Wilson bateu palmas para a decisão, de forma irônica, levou o segundo amarelo no jogo e acabou expulso. Com isso, o meia Sarrafiore virou goleiro. Wellington Paulista cobrou de novo aos 52 e Sarrafiore defendeu.

FASES
Essa foi a primeira derrota desde a chegada do técnico paraguaio Gustavo Morínigo. Antes, o time somou uma vitória e quatro empates. O Fortaleza vive péssima fase, com 2 vitórias, 2 empates e 6 derrotas nos últimos 10 jogos.

ARTILHEIRO
Foi o primeiro gol de Ricardo Oliveira pelo Coritiba. Ele soma agora um gol em 14 partidas (e 702 minutos em campo).

ESCALAÇÃO
As baixas no Coritiba eram o ponta Robson, o centroavante Pablo Thomaz e o zagueiro Sabino, todos por Covid-19. O lateral Natanael sofreu lesão e virou desfalque de última hora. O lateral Jonathan e o meia Neilton estavam suspensos. No total, foram seis mudanças no time titular, com as saídas de Henrique Vermudt, Guilherme Biro, Natanael, Neilton, Sarrafiore e Nathan. E as entradas de Rhodolfo, Mattheus Oliveira, Yan Sasse, Cerutti, Rafinha e Ricardo Oliveira.

ESQUEMA TÁTICO
Sem laterais para escalar, Morínigo abandonou o 4-1-4-1 usado nas últimas rodadas e adotou nesta partida o 5-4-1 para defender e o 3-4-3 para atacar. Nathan Silva, Rhodolfo e Nathan Ribeiro eram os zagueiros. A linha de quatro tinha Cerutti (direita) e Mattheus Oliveira (esquerda) pelos lados do campo, com Galdezani e Hugo Moura centralizados. Na frente, Rafinha (direita) e Yan Sasse (esquerda) atacavam como pontas e defendiam como extremos. O Fortaleza não contava com Max Walef, Roger Carvalho e Romarinho.

PRIMEIRO TEMPO
Com novo esquema, o Coritiba não conseguiu encaixar a marcação e deu muita liberdade para os passes em profundidade. O espaço entre os zagueiros e os alas era o mais explorado. O Fortaleza aproveitou e criou cinco chances claras dessa forma. Wilson salvou três e o time nordestino marcou dois gols, um aos 42 e outro aos 43 minutos. O Coxa só atacou uma vez e chegou ao gol, aos 26, em lançamento de Hugo Moura e chuta de Ricardo Oliveira. Aos 44, Cerutti saiu lesionado. Entrou o ponta Nathan Fogaça. O esquema seguiu o mesmo.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, Morínigo mudou o esquema tático e adotou o 4-2-3-1, com Nathan Silva como lateral-direito. O Coritiba corrigiu a marcação e equilibrou o jogo, mas não criou chances. Aos 28, entraram Matheus Bueno e Sarrafiore. O time paranaense se perdeu em campo. O Fortaleza aproveitou e fez 3 a 1 aos 38, após cobrança de falta de Juninho, dois desvios dentro da área e finalização de Wellington Paulista (ex-Coritiba). Aos 45, Igor Torres quase marcou o quarto gol, acertando a trave após contra-ataque. Em seguida, Rhodolfo cometeu pênalti, levou o segundo amarelo no jogo e acabou expulso. Aos 49, Wellington Paulista cobrou e Wilson defendeu.

ESTATÍSTICAS
Ao fim do jogo, o Coritiba somou 5 finalizações (2 certas), 47% de posse de bola, 83% de acerto nos passes e 4 escanteios. O Fortaleza obteve 16 finalizações (7 certas e 1 na trave), 53% de posse de bola, 82% de acerto passes e 4 escanteios. Os números são do site Sofascore.

FORTALEZA 3×1 CORITIBA
Fortaleza: Felipe Alves; Gabriel Dias, Quintero, Paulão e Bruno Melo; Felipe e Juninho; Osvaldo (Torres), David (Carlinhos) e Luiz Henrique; Wellington Paulista. Técnico: Leo Porto (interino)
Coritiba: Wilson; Nathan Ribeiro, Rhodolfo e Nathan Silva (Sarrafiore); Hugo Moura, Galdezani (Matheus Bueno), Cerutti (Nathan Fogaça) e Mattheus Oliveira; Rafinha, Yan Sasse (Luiz Henrique) e Ricardo Oliveira. Técnico: Gustavo Morínigo
Gols: Ricardo Oliveira (26-1º), Nathan Silva (contra, 42-1º), David (43-1º) e Wellington Paulista (38-2º)
Expulsões: Rhodolfo (45-2º), Wilson (49-2º)
Cartões amarelos: Paulão, Felipe (F). Rhodolfo, Rafinha, Sarrafiore, Wilson (C). No banco: Osman (C)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
5 – Boa jogada do Fortaleza. Osvaldo enfia. Deivid sai na cara do gol e dá um toquinho. Wilson salva.
16 – Juninho lança. Wellington Paulista recebe na área e chuta de voleio. A bola vai sobre o gol.
25 – Paulão lança. Deivid domina na área e rola para Torres, na cara do gol. Ele chuta mal e Wilson defende.
26 – Gol do Coritiba. Hugo Moura enfia. Ricardo Oliveira parte livre, invade a área e chuta no canto. O lance é revisado pelo VAR e confirmado.
34 – Bola enfiada. Deivid sai na cara do gol e chuta. Wilson salva de novo.
42 – Gol do Fortaleza. David recebe lançamento, invade a área e cruza. Nathan Silva tenta cortar e faz contra.
43 – Gol do Fortaleza. Luiz Henrique dá belo passe. David receba na cara do gol e toca com estilo.

Segundo tempo
14 – Wellington Paulista chuta de fora da área. Wilson espalma para escanteio.
18 – Luiz Henrique cobra escanteio. Nathan Silva cabeceia sobre o gol.
21 – Rafinha cruza. Galdezani cabeceia ao lado.
38 – Gol do Fortaleza. Falta no meio-campo. Juninho lança para a área. Paulão ajeita de cabeça, Wanderson chuta e Wellington Paulista completa, livre na pequena área.
45 – Igor Torres dispara em contra-ataque, invade a área e chuta na trave. Na sequência do lance, Rhodolfo comete pênalti, leva o segundo amarelo no jogo e acaba expulso.
49 – Wellington Paulista cobra o pênalti e Wilson defende no canto. O VAR manda voltar, porque Wilson se adiantou. Wilson bate palmas para a decisão, leva o segundo amarelo no jogo e acaba expulso. Com isso, Sarrafiore vira goleiro. Wellington Paulista cobra de novo aos 52 e Sarrafiore defende.