Reprodução

EMBRAPA 49 ANOS
O Senado Federal promoveu, sessão especial para comemorar os 49 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A empresa é vinculada ao Ministério da Agricultura, e tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias, conhecimentos e informações técnico-científicas voltadas para a agricultura e pecuária brasileira.

LUCRO SOCIAL
A Embrapa acaba de publicar uma edição especial de 25 anos de seu Balanço Social, que demonstra o resultado das contribuições da Empresa à sociedade nesse período, incluindo dados de 2021. De acordo com essa publicação, a Empresa, que no ano que vem completa 50 anos, gerou, praticamente, na segunda metade de sua existência, um lucro social de R$ 1,2 trilhão.

PLANO SAFRA 2021/2022
O Congresso Nacional aprovou o projeto, do Poder Executivo, que destina R$ 868,49 milhões para o Plano Safra. Os recursos irão atender programas do Ministério da Agricultura, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e operações de custeio agropecuário, de comercialização de produtos agropecuários e de investimento rural e agroindustrial voltadas ao atendimento do Plano Safra 2021/2022.

ATUALIZAÇÃO
A Campanha de Atualização dos Rebanhos do Paraná de 2022 começou dia (1°) e se estenderá até 30 de junho. A atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda. Aqueles que não cumprirem a exigência ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que permite a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.

MILHO
O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, fechou abril com estimativa de pequeno aumento na produção de milho da segunda safra 2021/22, reforçando a previsão de que os produtores colherão uma safra recorde do cereal no Estado. Em relação ao mês anterior, a projeção subiu de pouco mais de 15,9 milhões de toneladas para 16 milhões de toneladas (0,53%).

FEIRA NO OESTE
A transformação de matéria-prima em proteína animal com maior valor agregado e que possa aumentar ainda mais a liderança paranaense no setor está sendo discutida na Feira da Indústria Latino-Americana de Aves, Suínos, Peixes e Leite (AveSui América Latina 2022), foi até o dia (28), em Medianeira, no Oeste do Paraná.

APOIO
As ações do Governo do Estado, com suporte técnico e apoio financeiro, estão mudando a realidade das pequenas cooperativas e associações agrícolas do Paraná. É o caso da Cooperativa de Agricultura Familiar e Solidária do Paraná (Coacipar), de Paranavaí. Beneficiada por linhas de crédito do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e pelo Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar do Paraná (Coopera Paraná).
(Com informações de assessorias)

* Mauricio Picazo Galhardo é Jornalista.
Email: [email protected]