Franklin de Freitas – No empreendedorismo

O Curso Superior de Tecnologia em Empreendedorismo é voltado àqueles que desejam empreender, construindo seus próprios planos de negócio e desenvolvendo as etapas necessárias à viabilização desses projetos em sua fase de introdução e crescimento. O curso também é destinado a gestores que desejam empreender em suas funções e aos profissionais dedicados a alguma função de inovação nas empresas, proporcionando habilidades relacionadas à criação de novos produtos e serviços para os consumidores.

O aluno torna-se um agente de mudanças, assumindo um papel proativo e adotando uma visão dinâmica em seus projetos e funções.

A maioria das instituições que oferecem o curso aplicam a modalidade de Ensino à Distância (EAD) ou semi-presencial, como é o caso da Unopar, que oferece as duas opções. A duração é de dois anos, com 24 disciplinas aplicadas. O curso confere o diploma de Tecnólogo em Empreendedorismo.

Mais profissões criativas: porque investir no ramo de jogos digitais é um bom negócio

O Senai oferece um curso de iniciação profissional na mesma área, que é gratuito e 100% online. É um curso diferente de Administração de Empresas, por ser mais segmentado e apropriado a quem quer ter o próprio negócio ou inovar em sua função.

Na grade há também um viés mais romântico, com visão global da profissão empreendedora. O Senai, por exemplo, destaca a importância do empreendedorismo para a economia, na geração de emprego e renda. “O universo das ações empreendedoras, abertura de empresas com propósito econômico e financeiro ou puramente sociais; a promoção da cultura empreendedora dentro das empresas por meio de ações de empreendedorismo corporativo; a compreensão da importância da inovação e sustentabilidade e que se almeja se torna uma das maiores economias do mundo somente podemos alcançar por meio de uma nação empreendedora”, diz a descrição do curso que é dividido em sete módulos: Intraempreendedor; Empreendedor; Micro e pequenas empresas; Empreendimentos; Plano de Negócio; Identificando oportunidades; Planejamento e empreendedorismo.

O público-alvo é formado por profissionais, estudantes ou demais pessoas que visam buscar conhecimentos sobre empreendedorismo, sua importância, áreas de atuação e perspectivas.

Onde procurar cursos de empreendedorismo em Curitiba

Unopar

Inscrições: vestibular agendado
Duração: dois anos
Quanto: R$ 188,00 mensais no curso à distância e R$ 259,00 no semi-presencial em Curitiba

Senai

Inscrições: matriculas abertas o ano todo
Duração: 20 dias a partir da data de inscrição no curso
Quanto: gratuito

O ‘BEM PARANÁ’ publica diariamente, de hoje até o dia 9 de julho, a série Profissões Criativas, com o objetivo de mostrar ao leitor uma nova visão e oportunidades no mercado de trabalho.
Textos: Narley Resende
Edição: Lycio Vellozo