Vilma Slomp

Confira também novas atrações natalinas

Com o ensaio fotográfico “Ukrainos”, a fotógrafa curitibana Larissa Guimarães recebeu o primeiro lugar no Festival Internacional de Fotografia de Paraty, realizado em fim de outubro. Conheça um pouco das suas obras e veja as novas atrações natalinas de Curitiba. Mas, não se esqueça dos cuidados para evitar aglomerações e a covid-19.

Boa leitura. 


Programação natalina

Crédito: Luiz Costa/SMCS

Legenda: Auto O Sentido do Natal

A Praça Eufrásio Correia, onde está localizada a Câmara Municipal, recebe a primeira apresentação de uma versão especial do auto O Sentido do Natal, nesta terça-feira, 3 de dezembro, a partir das 19h30. A encenação  mistura elementos do espetáculo encenado nas Ruas da Cidadania e da Anunciação do Anjo Gabriel, que estreia quarta-feira, dia 4 de dezembro, na Praça Tiradentes.

Com 15 minutos de duração, o espetáculo ainda poderá ser visto no local nos dias 10 e 17 de dezembro, no mesmo horário. Nos dias do auto, a Praça Eufrásio Correia – que foi revitalizada e ganhou estrelas gigantes iluminadas até 6 de janeiro – irá receber também food trucks.

No dia 3 e no dia 4, às 20h, a Praça Rui Barbosa recebe a primeira parada e apresentação do inédito Music Bus, um palco sobre rodas de iniciativa da Auto Viação Redentor, que irá oferecer shows de corais e bandas em vários pontos da capital até 20 de dezembro em outros pontos. O veículo vai receber ainda a visita do Papai Noel em dias específicos.

Com cerca de 700 metros, o circuito de Natal de carro no Parque Náutico, no Boqueirão, começa dia 4 e vai até 23 de dezembro e terá atrações como árvore de Natal de 22 metros, presépio, anjos de luz e estruturas do espaço iluminadas com microlâmpadas (pórticos, passarela, torre e casa da guarda). 


Natal Solidário

A Lide Paraná, organismo formado por empresários, está arrecadando cestas básicas. As doações vão até o dia 5 de dezembro. Mais informações pelo (41) 9111-8248 ou diretamente com o Projeto Luz por meio do Instagram @projeto_luz. 


Natal com cinema e pipoca

Crédito: Reprodução

Legenda: “Esqueceram de mim” é atração do Coreto Digital no dia 19 de dezembro.

O cinema também faz parte da programação de Natal de Curitiba. A partir do dia 1º de dezembro, filmes clássicos sobre essa época do ano serão exibidos gratuitamente ao ar livre em dois espaços da região central da cidade. No Terraço do Cine Passeio, as sessão diárias irão até 6 de dezembro, sempre às 19h. A seleção de filmes trará clássicos como “Meu Papai é Noel” e “O Estranho Mundo de Jack”. Com vagas limitadas, será necessário fazer inscrição, que será aberta a partir de uma hora antes da exibição, no site www.cinepasseio.org/acontecendo, onde em breve será disponibilizada a programação completa.

Já no Coreto Digital do Passeio Público, os filmes serão apresentados até 6 de janeiro, sempre às 16h30. Confira, aqui, a programação. https://curitibadegraca.com.br/curitiba-tem-exibicao-gratuita-e-ao-ar-livre-de-filmes-natalinos-classicos/ 


Babenco

Crédito: Divulgação

Legenda: O cineasta Hector Babenco é tema do documentário.

Nesta semana, uma das estreias no Cine Passeio é o filme “Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou”, escolhido para ser o candidato do Brasil a uma vaga entre os indicados a Melhor Filme Internacional no Oscar, que deve acontecer somente em abril de 2021.

Dirigido por Bárbara Paz, que foi companheira de Hector Babenco, o filme, que já foi premiado no Festival de Veneza, é um documentário que traz reflexões, memórias, amores e a fragilidade da saúde do diretor, que faleceu em 2016.

Os ingressos custam R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia-entrada) e podem ser adquiridos no site www.ingresso.com, ou na bilheteria do local. O endereço é Rua Riachuelo, 410 – Centro. 


“Ukrainos” em fotos

Crédito: Larissa Guimarães

Legenda: Descendentes de “ucraínos” estão no ensaio fotográfico.

Os descendentes de ucranianos estão em diversas regiões do Paraná, mas Prudentópolis é hoje uma das mais representativas comunidades com essa presença – inclusive, serviu até inspiração para uma recente série no Globoplay. Foi lá que a fotógrafa curitibana Larissa Guimarães realizou um ensaio fotográfico, “Ukrainos”, ganhador do primeiro lugar do Festival Internacional de Fotografia de Paraty, realizado no fim de outubro.

Em suas imagens, Larissa buscou fazer um resgate da história desse povo, retratar o dia a dia desses descendentes que levam uma vida simples, dedicada à família e com uma fé católica fervorosa. Confira a reportagem completa da jornalista Camile Triska: https://curitibadegraca.com.br/fotografa-curitibana-retrata-casas-e-dia-a-dia-de-descendentes-ucranianos-em-prudentopolis/ 


Papa Jabuti

Crédito: Divulgação

O escritor e jornalista maringaense Laurentino Gomes foi um dos vencedores do 62º Prêmio Jabuti, um dos mais importantes na área de literatura brasileira. Seu livro “Escravidão – Do primeiro leilão de cativos de Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares” (Globo Livros) foi o vencedor na categoria “Biografia, Documentário e Reportagem”. O anúncio foi feito em uma cerimônia virtual, na noite de 26 de novembro. Essa não é a primeira fez que ele ganha um Prêmio Jabuti. Seus livros “1808”, “1822” e “1889” foram vencedores nas categorias Reportagem e Livro de Não Ficção do Ano em 2008, 2011 e 2014, respectivamente.

Confira também a série especial com autores paranaenses que concorrenram ao prêmio Jabuti: https://curitibadegraca.com.br/category/literatura/paranaenses-no-premio-jabuti/ 


Dezembro

Crédito: Eika Yabusame

Legenda: Peça é encenada por Alan Raffo, Fernanda Fuchs e Ludmila Nascarella, com direção de Diego Fortes.

No dia 4 de dezembro, a Armadilha Cia de Teatro estreia o espetáculo “Dezembro”, com texto do chileno Guillermo Calderón e direção de Diego Fortes. A transmissão será a partir da 20h, no https://www.youtube.com/user/diegofortes e contará com bate-papo após a apresentação.

A história de “Dezembro” se passa em um futuro próximo, onde o Chile está travando uma guerra contra o Peru e a Bolívia. Em Santiago, na véspera de Natal, o soldado Jorge e suas irmãs, Paula e Trinidad, discutem sobre política, nacionalismo e família, pois ele deve se apresentar ao exército no dia seguinte e voltar para o campo de batalha. As irmãs, gêmeas e ambas grávidas, discordam radicalmente sobre o que ele deve fazer: fugir ou lutar. Ao longo da noite, recebem algumas visitas inusitadas, descobrem segredos entre eles e a discussão culminará na decisão de Jorge. 


Oscar da Fotografia

Crédito: Eduardo Matysiak, reprodução do seu perfil do Facebook.

Legenda: “A vendedora de balas amamentando”, foto desta sexta-feira, 27/11, do paranaense.

O fotojornalista paranaense Eduardo Matysiak, que é natural de Guarapuava e reside em Curitiba, foi um dos premiados da 6ª edição do Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show, maior festival de fotografia popular da América Latina, conhecido como o “Oscar da Fotografia”.

Matysiak levou a estatueta pela sua foto “Fique em casa”, na categoria Especial Lockdown. O fotojornalista havia inscrito cinco fotos na premiação. Veja mais fotos aqui: https://curitibadegraca.com.br/fotojornalista-paranaense-e-premiado-no-oscar-da-fotografia/ 


Covid-19

Crédito: Acervo

Legenda: O médico Tiago Dantas é um dos entrevistados

Diante do aumento de casos e de mortes por Covid-19 em todo o país, o Movimento Gota D’água Ação e Resistência realiza, excepcionalmente na terça-feira (ao invés de quinta, como ocorre normalmente), 1º de dezembro, às 20h, sua entrevista semanal. Em foco, as dificuldades que os profissionais da saúde estão tendo para lidar com a covid-19, as novidades sobre as vacinas e a saúde mental durante a pandemia. Com o tema “Covid-19 na voz dos profissionais da saúde: hospital, vacinas e saúde mental, serão entrevistados o médico, que está na linha de frente no tratamento de pacientes com a doença, Tiago Wasilewski Dantas, Wasin Syed, graduando em Farmácia e divulgador da União Pró-Vacina e Projeto Halo da ONU e a mestre em Educação e terapeuta, Suderli Oliveira Lima. Para assistir, acesse: https://www.instagram.com/movimentogotadagua/

Para mais notícias sobre entretenimento e cultura, acesse: www.curitibadegraca.com.br.