A semana está começando e nós separamos várias dicas para você. Mas, lembre-se: diariamente você encontra mais notícias culturais de atividades para fazer e curtir com a família, mesmo em casa. Basta acessar: www.curitibadegraca.com.br .

Boa leitura!


Crédito: Felipe Silva

Orquestra Cordas do Iguaçu tocará clássicos do rock no dia em que é comemorado esse gênero musical 

É Dia de Rock

Para quem gosta de rock e também de orquestra, uma boa combinação é assistir, nesta segunda-feira (13), Dia Mundial do Rock, a Orquestra Cordas do Iguaçu que fará um show inédito no YouTube e Facebook, a convite do Shopping Palladium. O show virtual será a partir das 20h e terá no repertório clássicos do Metallica, AC/DC, Scorpions, Iron Maiden e Led Zeppelin. Os endereços são: https://www.youtube.com/watch?v=JUa0dAgfLjM&feature=youtu.behttps://www.facebook.com/shoppingpalladium/live/


Crédito: Acervo da poeta

A poeta premiada Silvana Mello é destaque na série Curitiba é Arte 

Elas escrevem

Nesta semana, começamos a série Curitiba é Arte apresentando compositores, pintores, poetas e artistas da cidade. Na edição de estreia, a jornalista Irma Bicalho traz uma lista de escritoras contemporâneas que muitos não conhecem.
Entre elas, a poeta Silvana Mello, vencedora do Concurso Marilda Confortin em 2015 e do Concurso Alice Ruiz em 2016, ambos da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Silvana integra a IWA – International Writers and Artists Association e a Academia Poética Brasileira – APB, participou da Antologia Conexão I, II e III, lançadas em 2015, 2016 e 2017, respectivamente, e é uma das coordenadoras da Antologia “Parnaso Poético”, publicadas em Curitiba em 2017, 2018 e 2019. Em 2018, publicou um livro de poesias intitulado “Ontem e Hoje”. Atualmente mantém o blog Parnaso Poético.
Carol Sakura também está entre as escritoras em destaque. Ela é autora do livro infantil “Anacleto, o balão”, do livro de contos “A batida dos dias”, pela Kafka Edições e do graphic novel “O filho mau”. É a roteirista e diretora do curta-metragem Apneia, animação premiada com o Kikito no Festival de Cinema de Gramado em 2019.
Para conhecer a lista completa de escritoras, acesse www.curitibadegraca.com.br/curitiba&arte.

E por falar em mulheres de destaque…, desde março, o Curitiba de Graça conta com a coluna “Mulheres Paranaenses”. As professoras e pesquisadoras Alexandra F. M. Ribeiro e Alboni M. D. P. Vieira apresentam a cada 15 dias, histórias de desbravadoras, que tornaram possível que mulheres pudessem ocupar espaços além do da casa, de esposa ou cuidadora da família. Entre as já homenageadas estão a curitibana Pórcia Guimarães Alves, primeira pedagoga do Paraná, que formou-se pela UFPR em 1941.


Crédito: Divulgação

Clássicos da Estrada

Os amantes do automobilismo podem conhecer mais sobre a história de carros e motos no programa “Clássicos da Estrada”, que tem quatro temporadas disponíveis no canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC-yHRFwq_hYyyMlZpbB8PZA/playlists.
Uma série de vídeos apresenta entrevistas com colecionadores, a rotina das feiras automobilísticas, peças raras, curiosidades, entre outras informações. O canal é um projeto iniciado em 2019 por Mauricio Gouveia e Lucena Jr.


Agende-se:

Semana de Canto Coral
Termina no dia 12 de julho, a edição virtual da Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba, evento de canto popular e lírico tradicional da capital paranaense. A programação tem vídeos de apresentações e debates on-line. Para acessar, entre em: https://www.facebook.com/santa.maria.capela.

Crédito: Divulgação

Festival Folclórico
A Associação Interétnica do Paraná promove em agosto o 59º Festival Folclórico de Etnias do Paraná. Pela primeira vez, será realizado todo em ambiente virtual devido à pandemia de coronavírus. Neste ano, o evento acontecerá de 15 a 30 de agosto e reunirá 16 grupos folclóricos paranaenses e mais de dois mil folcloristas.
Mais informações em https://www.facebook.com/festivalfolcloricodoparana

Crédito: Luiz Costa

Os artesãos Francisco Pinsag e Edna Pinsag, da Etnika Tecelagem Artesanal 

Feiras Virtuais
Curitibano adora uma feira, não é? Se for de inverno então, mais ainda! Como estamos num período totalmente incomum, o jeito foi optar pelo ambiente virtual. Então, tanto os fornecedores da Feirinha do Largo da Ordem quanto das tradicionais Feiras de Inverno nas praças Osório e Santos Andrade podem ser encontrados pelo endereço: https://feiradolargo.curitiba.pr.gov.br/. Aí, você passeia um pouco e até pode fazer compras de dentro de casa. Isso também vai ajudar a trazer sustento a centenas de artesãos da nossa cidade e da região metropolitana.

Aula de alemão
Para quem precisa aprender uma nova língua, estão abertas as inscrições para participar de encontros gratuitos em alemão oferecido pelo Goethe-Institut Curitiba. As opções são para aulas no dia 13, na próxima segunda-feira, ou para o dia 20, sempre às sete da noite. As inscrições são feitas exclusivamente pelo e-mail: [email protected].

Crédito: Luiz Arnaldo

O tema “angústia profissional” foi o foco do estudante Luiz Arnaldo.

A angustia num clique

Um dos sentimentos mais comuns em época de quarentena é, certamente, a angústia. Essa aflição foi transformada em imagens pelos alunos do curso de Fotografia da Universidade Positivo, que agora criaram uma exposição virtual permanente: “De Angústia em Angústia”.
Cada universitário produziu três fotos e uma descrição do significado. A ideia surgiu a partir da disciplina de Produção de Projetos Fotográficos Especiais e conta com a orientação do professor Emmanuel Alencar Furtado.
Para ver a exposição, entre em www.curitibadegraca.com.br. Já é uma matéria em destaque. Lá você tem o acesso mais facilmente.


Crédito: Ricardo Medeiros retrata os lambrequins de casas.

Crédito: João Debs faz uma skyline da cidade

João Debs e Ricardo Medeiros estão no Curitiba na Lente

Em março, o Curitiba de Graça criou a série Curitiba na Lente em que retrata, semanalmente, a cidade pela visão de um fotógrafo. Para os leitores do Bem Paraná, selecionamos algumas fotos dos dois fotógrafos que foram destaque neste mês de julho: Ricardo Medeiros e João Debs.
Para saber mais, acesse:
https://curitibadegraca.com.br/category/colunas/curitiba-na-lente/.