Reprodução

Um grupo de alunos do curso de Design Gráfico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolveu uma cartilha ilustrada com a maneira correta de confecção, uso e higienização de máscaras caseiras. A iniciativa, coordenada pelas professoras Juliana Bueno e Kelli Smythe, do Departamento de Design da UFPR, reuniu sete estudantes voluntários, de graduação e de pós-graduação.

O material serve para esclarecer dúvidas sobre o tema, já que muitas pessoas têm dificuldade para adquirir e usar as máscaras. Para tanto, a equipe desenvolveu um material de fácil entendimento, que pode ser compartilhado pela população em geral. “Muitos tutoriais de ‘faça você mesmo’ têm sido publicados nos meios de comunicação. No entanto, em grande parte deles, as informações sobre como fazer e utilizar as máscaras são confusas ou pouco explicativas“, justifica Smythe.

O processo de design adotado envolveu a pesquisa em diferentes publicações relacionadas à saúde pública, analisando conteúdos textuais e aparências visuais em dezenas de materiais similares, nacionais e internacionais. Assim, foram identificadas as principais recomendações referentes à confecção, uso e higienização de máscaras caseiras. Ao final, todo o material passou por revisão de profissionais da área de saúde.

A cartilha apresenta três formas de confecção de máscaras caseiras: de pano sem costura, de pano com costura e com bolso para filtro extra. O material também traz formas práticas de como higienizar as máscaras e quando é possível sua reutilização.  

Veja aqui