Divulgação/SMCS

As crianças e estudantes que estão migrando de escolas privadas para as municipais precisam acompanhar as videoaulas na TV Escola Curitiba e desenvolver as atividades pedagógicas propostas neste período, para que possam acompanhar os conteúdos no momento do retorno das aulas presenciais, ainda a ser definido pela Prefeitura de Curitiba.

A superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira, explica que os estudantes já matriculados ao longo deste período de isolamento precisam assistir às videoaulas e fazer as atividades propostas pelos professores.

“Isso porque os professores responsáveis pelas turmas farão uma avaliação do aproveitamento dos estudantes, não como prova, mas sim como maneira de alinhar o desenvolvimento das atividades futuras. Isso vale para os estudantes que já eram da rede como para os novos”, esclarece a superintendente.

Além das videoaulas, crianças e estudantes da rede curitibana recebem atividades complementares elaboradas pelos professores das unidades onde estão matriculados. A cada 15 dias, as famílias retiram esse material diretamente nas unidades, com o uso de máscara e sem aglomerações.

Desde o dia 13 de abril, os estudantes podem assistir às videoaulas produzidas pela equipe da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, além de receberem as atividades complementares produzidas pelas equipes das escolas.

A transmissão é pela TV aberta (canal 9.2 UHF da TV Paraná Turismo e 4.2 Rede Massa em Curitiba) e no YouTube,
pelo canal TV Escola Curitiba.
São 75 mil inscritos e 7,7 milhões de visualizações desde a estreia.

Para quem estuda na rede municipal de Curitiba, os professores também produzem atividades complementares, que as famílias retiram nas escolas a cada 15 dias.

Balanço
A rede municipal de ensino de Curitiba já recebeu, desde o início da pandemia, 552 transferências de estudantes da rede privada para a pública. O atendimento é universal a partir dos 4 anos, ou seja, todos que demandam vaga em escolas ou Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) são atendidos.

Outros 144 pedidos de transferência são de outros municípios para Curitiba (estudantes oriundos das redes privada ou pública).

Mesmo com esses novos pedidos de matrícula, a rede ainda tem cerca de 11 mil vagas que podem ser preenchidas.

Como fazer?
As famílias que quiserem migrar para escolas municipais devem procurar os Núcleos Regionais da Educação, nas Ruas da Cidadania.

A rede atende Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) fase I. Os interessados devem – com o uso de máscara – procurar o Núcleo Regional Municipal da Educação de seu bairro com os seguintes documentos:

– Certidão de Nascimento da criança (original e cópia)

– Declaração de transferência ou histórico da escola de origem

– Cópia de RG e CPF dos pais ou responsáveis

– Se a criança tiver cadastro no Programa Bolsa Família do governo federal, deverá informar o código do NIS (Número de Identificação Social)

– Para comprovante de endereço deverá apresentar o talão de conta da Copel recente

– Declaração de vacina da criança (que pode ser retirada em qualquer posto de saúde)

Cada um dos dez Núcleos Regionais irá direcionar o estudante para a unidade onde há vaga.

A página da Educação disponibiliza os contatos dos Núcleos, na aba da esquerda.