Divulgação/SMCS

A enfermeira Rosângela de Fátima Pinto, 51 anos, não resistiu em comprar uma das bonecas sustentáveis da artesã Joslany Mell Moreira. Feito com latinhas de extrato de tomate, o ecológico brinquedo chama a atenção de quem visita a Feira Especial da Primavera e Criança, na Praça Osório, no Centro.

“Adorei as bonecas. Vou comprar uma para minha neta, Ohana, que mora nos Estados Unidos. São tão lindas e têm o corpinho de lata reciclável”, elogiou Rosângela.

A feira da Praça Osório reúne 59 expositores que começaram a vender, nesta quinta-feira (26/9), lembranças criativas para a criançada, bem como produtos com a temática flores, artesanato para casa e comidas de várias partes do mundo.

Além das barraquinhas na Osório, turistas e moradores também podem conferir as criações de artesãos na Praça Santos Andrade. Ambas ocorrem até o dia 12 de outubro.

Adultos e crianças que forem à feira da Osório também vão se encantar com as bonecas de feltro das artesãs Eli Lopes Ribeiro e Aline Lopes de Faria. Mãe e filha confeccionam os brinquedos no ateliê da família no Sítio Cercado.

“Todas as bonecas são feitas com material antialérgico, assim como os portas-foto que também criamos”, explica Eli. A dupla também é muito procurada por seus enfeites de porta que podem vir personalizado com o nome da criança.

Fontes de água
Em clima da estação das flores, as fontes de água para ambientes internos e externos de Moacir Fernandes têm freguesia cativa na Osório. Entre os clientes, há os praticantes de feng shui (técnica oriental de harmonização de ambientes) e quem busca criar um clima de paz em casa.

“Além de embelezarem o espaço, as fontes são ótimos umidificadores e trazem energia positiva”, afirma o artesão, que cria as belas estruturas, com plantas aquáticas, orquídeas, troncos e mini quedas de água em sua residência, no Santa Cândida.

Bolos de musgo
De origem japonesa, o kokedama é uma arte oriental que cultiva plantas em pequenos arranjos de musgo no lugar de vasos. Na barraca de Maria Inês Oliveira, as kokedamas (ou “bolos de musgo”) são as grandes estrelas e podem trazer orquídeas, cactos ou suculentas.

“Além de serem bonitos, os arranjos com kokedamas precisam de menos rega, pois o musgo retém água por mais tempo”, explica Maria Inês, que também oferece imãs de geladeira de kokedamas.

Comidinhas
As Feiras Especiais da Primavera e Criança da Prefeitura reúnem ainda bancas de comidinhas e bebidas de regiões do Brasil e do mundo, como acarajé, bolinho de bacalhau, pierogi, empanadas chilenas e polpeta.

“A gente vem aqui para ver as novidades de brinquedos e roupas, mas não resiste em comer algo”, garante a dona de casa Maria Paula Koligowski, 50 anos.

Barracas de artesanato culinário, com pães, geleias, mel, chocolate, bolachas e biscoitos, e de oficinas de artesãos e de programas da Prefeitura também estão nos dois locais.

Serviço: Feiras Especiais da Primavera e Criança
Data: até 12 de outubro
Locais: praças Osório e Santos Andrade, no Centro
Horários: na Praça Osório, de segunda a sábado, das 10h às 21h, e domingo, das 14h30 às 19h30. Na Santos Andrade, de segunda à sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 14h30 às 18h