Publicidade
Três dias de festança

Festa dos 141 anos da imigração italiana começa nesta sexta em Santa Felicidade

(Foto: Daniel Castellano/SMCS/Arquivo)

Começa nesta sexta-feira a festa que comemora os 141 anos da imigração italiana em Curitiba. Com alegria, fé, cultura, muito frango, polenta e vinho os 141 anos da imigração italiana e a construção de Santa Felicidade, bairro criado em 1.878 por famílias europeias, vindas da região do Vêneto, Norte da Itália. A festa popular vai até domingo, na Avenida Manoel Ribas, que terá um trecho fechado especialmente para a programação comemorativa.

Serão três dias de festejos com muita comida italiana, músicas típicas, apresentações de danças folclóricas e missa celebrada pelo padre Cláudio Ambrósio, da Paróquia São José e Santa Felicidade. As barracas serão montadas em um trecho de 300 metros, da Avenida Toaldo Tulio até Rua Madre Clélia Merloni.

Assim como aconteceu no ano passado, a festa é o resultado da união de esforços de uma comissão organizadora formada pela Administração Regional de Santa Felicidade, Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade (ACISF), Associação dos Detentores Particulares do Patrimônio Cultural de Curitiba, Clube de Pesca Veneto, Clube Iguaçu, Clube Trieste e a Paróquia São José, com o apoio da Prefeitura de Curitiba.

A comissão organizou a parte cultural e gastronômica do evento. Toda a infraestrutura, com barracas, palco, iluminação será feita pelo município, por meio da Administração Regional, Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito, e Fundação Cultural de Curitiba.

História e tradição
“Queremos repetir o sucesso da festa do ano passado quando milhares de pessoas entre famílias da região e turistas vieram prestigiar nossa história e tradição”, diz a administradora regional de Santa Felicidade, Simone Chagas Lima.

O convite para esse ano, destaca Simone, é para mais três dias de confraternização entre os moradores locais e os visitantes. “É uma belíssima reunião de famílias à moda antiga, com brincadeiras, apresentações, culinária e muita reverência aos homens e mulheres que trabalharam para construir Santa Felicidade”, reforça a administradora.

Lambari frito
A dupla frango e polenta, tradicional na gastronomia do bairro italiano marcará presença, mas também haverá outras iguarias preparadas seguindo as receitas dos nonas e das nonas: lambari frito, pão com bife, queijos, salames e vinhos produzidos na região. Para quem prefere os doces as opções também serão fartas com cucas, caçarolas italianas, tortas e doces preparados no capricho.

A animação ficará por conta dos corais e grupos folclóricos que vão se revezar no palco para não deixar ninguém parado.

Programação
A programação inicia na sexta-feira (22/11), às 19 horas, com abertura oficial às 20 horas, com apresentações culturais e as barracas com comidas típicas. Um dos pontos altos acontece no domingo (24/11), às 10h30, com a missa celebrada em homenagem a Santa Felicidade, co-padroeira do bairro.

“Será uma festa linda, baseada nos princípios da fé, da família e do trabalho, que são características dos nossos antepassados que aqui chegaram para fundar o bairro e colaborar no desenvolvimento de Curitiba”, diz José Carlos Casagrande, coordenador do Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais da Paróquia São José.

Atenção com o trânsito
Quem mora ou trabalha na região precisará ficar atento à mudanças no trânsito, por conta das festividades. O trecho da Avenida Manoel Ribas entre a Igreja Matriz e a Rua Madre Clélia Merloni estará fechado para veículos a partir das 7h da sexta-feira (22/11), até a manhã de segunda-feira (25/11).

O bloqueio é necessário porque será colocado placo para as apresentações artísticas.

Herança italiana
A herança da imigração italiana em Santa Felicidade está na arquitetura neoclássica, colonial, visível nos casarões preservados, na gastronomia, com restaurantes típicos, nas pequenas fábricas de vinho, na venda de artesanato e é claro, na maneira de falar dos moradores.

Na festa será possível observar todas essas características bem de perto, além de conferir importantes intervenções promovidas pela Prefeitura de Curitiba na região, nos últimos dois anos. Uma das principais é a revitalização da Avenida Manoel Ribas, com obras de drenagem, novo pavimento e sinalização, além da revitalização dos postes coloniais no setor histórico da via.

Serviço:
Festa de 141 anos da Imigração Italiana

sexta-feira (22) – 19h às 22h

20h - Abertura oficial da festa.

Barracas de comidas típicas e apresentações culturais

Sábado (23) – 10h às 21h

Barracas de comidas típicas e apresentações culturais

Domingo (24)

10h30 – Missa celebrada pelo padre Cláudio Ambrósio

Barracas de comidas típicas e apresentações culturais

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES