Daniel Castellano/SMCS/Arquivo

Por bastante tempo especulou-se que o carnaval seria o período de maior incidência de gravidezes, ocasionando nascimentos 9 meses após o feriado carnavalesco, entre novembro e janeiro do ano seguinte. Ledo engano: dados da proScore, bureau digital de crédito e authority de score, apontam que do ano 2.000 para cá o mês de março foi o que mais registrou nascimentos em relação aos demais meses do ano, 9,5% do total, seguido por maio (9%) e abril (8,9%).

Ou seja, considerando a gestação com variação entre 38 e 40 semanas, significa que os filhos foram concebidos entre os meses de julho a setembro, inverno no Brasil. A diferença entre o mês que mais tem nascimento – março – e o que tem menos – novembro – é bastante significativa: 30%.

Outro dado curioso do estudo indica uma baixa nos nascimentos em datas comemorativas. Ao longo dos últimos 20 anos os feriados nacionais, como Natal, Réveillon e Finados tem, em média, uma redução de 35% na quantidade de nascimentos em relação as outras datas. Esse movimento em feriados indica tendência de relação com os partos agendados, seja por cesariana ou por indução.

Sobre o grupo proScore

A proScore é um bureau digital de crédito e authority de score especialista em antifraude e no tratamento de informações de diversas fontes, com objetivo de desenvolver soluções customizadas com foco no negócio do cliente, como consultas para tomada de decisão de crédito e cobrança, decisão personalizada (score neural), tratamento e enriquecimento de bases de dados, dentre outras, ofertadas com qualidade, segurança e agilidade tecnológica. Seus produtos permitem cruzar informações de base de dados oficiais e não estruturadas, incluindo as próprias inputs do cliente. Com 20 anos de atuação, é a única empresa do segmento 100% nacional.