Divulgação/SMCS

Fiscais da Rede de Proteção Animal e agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Civil, flagraram uma carroça puxada por um cavalo no bairro Boqueirão, nesta terça-feira (11/6). O cidadão que conduzia o veículo foi parado, autuado e teve o cavado apreendido. Veículos de tração animal são proibidos em Curitiba desde 2015.

O cavalo foi levado ao Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar), onde vai passar por avaliação veterinária, microchipagem e alojamento até que possa ser encaminhado para adoção responsável. A apreensão é definitiva e as multas por maus-tratos e tração passam de R$ 2 mil.

A lLei 14.741/2015, regulamentada pelo Decreto 80/2018, proíbe o uso de veículos de tração animal em Curitiba. Há placas nas entradas da cidade informando sobre a proibição, já que a prática é utilizada ainda em alguns lugares da Região Metropolitana.

Como adotar
Desde 2017, já foram feitas 55 apreensões de equinos por maus-tratos ou em situação irregular quanto à lei que proíbe a tração animal em Curitiba.

Interessados em adotar esses animais de grande porte, obrigatoriamente para manutenção fora do Município de Curitiba e com a comprovação de cadastro de imóvel rural junto à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), podem enviar e-mail para [email protected].