Receber um não em uma entrevista de emprego pode gerar muitos sentimentos, inclusive o de inferioridade e/ou incapacidade, o que pode ser bem problemático para a autoestima e, isso, certamente tem impacto na busca por uma nova vaga. Primeiramente é preciso que ter consciência que para definir um candidato aprovado e um reprovado a história vai além do “competente versus incompetente”, portanto, ser reprovado em um processo seletivo não significa o profissional é ruim.
Na busca por uma colocação no ambiente corporativo, muitos se deparam com uma vasta concorrência, principalmente em momentos de crise. Desse modo, enfrentar a competitividade e atrair a atenção das empresas se torna mais difícil. Pensando nisso, o Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios realizou um estudo com a pergunta: “como você age ao ser reprovado em uma entrevista?”. O resultado apontou uma visão otimista em grande parte dos indivíduos.

O levantamento contou com a participação de 46.694 jovens entre 15 e 29 anos e a maioria deles, ou seja, 69,29% (32.354 pesquisados) respondeu: “aceito, reflito sobre meus erros e continuo tentando até conseguir uma vaga”. Para Nardejane Silva, analista de recrutamento e seleção, a desclassificação em um processo seletivo não é sinônimo de “ser ruim”. “O retorno negativo é justificado quando o candidato não demonstrou ter o perfil esperado para aquela posição em específico. Por isso, receber um feedback do contratante é vital para identificar pontos fortes e de melhoria evidenciados pelo comportamento”, defende.

Outros 26,78% (12.504) afirmaram: “levanto a cabeça e não desisto dos meus sonhos”. “O profissional deve manter a perseverança na procura de seu ‘lugar ao sol’ e compreender a reprovação como uma chance de rever suas competências. Só assim será possível aprimorá-las e desprender-se de características capazes de atrasar seu desenvolvimento”, explica a especialista.
Há quem não lide bem com situações desfavoráveis. Afinal, 3,31% (1.545) comentaram: “fico sempre triste e me culpo por não ter tido sucesso”. Para esses, a analista comenta: “é comum frustrar-se quando o resultado esperado não é atingido. Porém, é fundamental trabalhar esses aspectos emocionais para não impactar negativamente a busca por outras oportunidades”, expõe.

Por fim, 0,63% (294) optaram: “desisto de procurar vagas por um tempo”. Segundo Nardejane, tanto na carreira, quanto na vida pessoal, é essencial lidar com os altos e baixos. “É imprescindível gerenciar esse sentimento, usando-o a seu favor”, estimula. Nesse sentido, para quem anseia destaque em meio à alta competitividade, a selecionadora dá dicas. “O primeiro passo é se conhecer. É primordial saber quais são as qualidades em potencial, motivações e interesses. Isso irá ajudar na tomada de decisões durante a trajetória. Em seguida, ter um bom domínio da língua portuguesa é indispensável, pois isso faz toda a diferença para o mercado. Ao final, é válido nunca deixar de investir em novos conhecimentos, pois quem não se qualifica, acaba ficando para trás”, conclui.

Dicas para ter sucesso na próxima entrevista

Seja pontual
Não chegue atrasado de jeito nenhum. Perder a hora mostra falta de comprometimento com o processo seletivo, com os avaliadores e com a empresa. Enfim, se isso acontecer, você será reprovado na entrevista de emprego com certeza!

Seja discreto
A discrição e a seriedade devem fazer parte do seu comportamento. Por isso, não masque chiclete durante o processo, não fique puxando conversa com os outros candidatos, não pergunte as horas, não interrompa ninguém a fim de mostrar interesse ou domínio sobre um assunto, não deixe de fazer testes que são solicitados, não se esqueça de desligar o celular, entre outros detalhes que são fundamentais para o seu sucesso. Lembre-se se você cometeu alguns destes deslizes no último processo e evite-os.

Você estava com a roupa correta?
Você pode ter sido reprovado na entrevista de emprego por causa do visual incondizente com a empresa que estava com a vaga aberta. Para evitar este problema, pesquise antes da entrevista sobre a roupa mais adequada para o processo seletivo. Na dúvida, mande um e-mail para perguntar se é necessário ir de roupa social. De qualquer modo, prefira sempre roupas discretas, em cores neutras, sem carregar na maquiagem ou chegar com o cabelo molhado.

Pesquisou sobre a empresa antes do processo?
Faz parte da tarefa de um candidato estudar sobre a empresa. Se não fizer isso, pode ser reprovado na entrevista de emprego. A dica é acessar o site, entender mais sobre os produtos e serviços, procurar as últimas notícias sobre o setor e pensar de que maneira você, como profissional, poderá contribuir com a empresa.

Falou mal do último trabalho, do antigo chefe ou de algum candidato?
Lembre-se de que, para se destacar, não é preciso falar mal de ninguém. Se você adotou essa postura na última tentativa e foi reprovado na entrevista de emprego, este pode ter sido o seu erro. Por mais difícil que tenha sido seu último trabalho, mostre gratidão pela oportunidade que recebeu ou, pelo menos, não fale nada. Sobre a sua relação com um antigo chefe, se não era boa, é melhor ficar quieto. E, caso ele tenha feito diferença positiva na sua vida, transpareça de forma discreta.