Daniel Castellano/SMCS

O último fim de semana de outono será frio e molhado. O tempo fica instável no Paraná neste sábado, 19 de junho. Segundo o Simepar, a circulação dos ventos em baixos níveis da atmosfera, o chamado sistema de baixa pressão, deve passar pelo estado saindo da divisa com o Paraguai em direção ao Leste. Por isso, o sábado iniciou com chuvas e assim deve seguir. 

Em Curitiba, as temperaturas do sábado, ao contrário dos outros dias de outono, terá uma variação de apenas três graus, com a mínima em 10ºC e a máxima, 13º. Por volta das 11 horas, a temperatura estava em 12ºC.

Segundo o Simepar, as máximas devem voltar a subir mais um pouco apenas no domingo (20), quando a presença da chuva também diminui na capital. Para o domingo, ainda deve haver grande presença de nuvens com chuvas fracas e isoladas em Curitiba.

Inverno

Oficialmente, o inverno começa nesta segunda-feira, 21 de junho, às 0h32, e termina às 16h21 do dia 22 de setembro. O Simepar prevê um primeiro dia do inverno parcialmente nublado nas regiões Norte e Noroeste.  Já nas regiões Central, Sul, Oeste e Sudoeste as chuvas aparecem a partir da tarde. O dia deve ser ensolarado apenas no Norte Pioneiro e nublado em Guaíra e Campos Gerais.

A temperatura mínima prevista no estado é de 8 ºC em União da Vitória. A máxima deve atingir 26 ºC em Paranavaí e Jacarezinho.

No domingo (20), a instabilidade diminui em boa parte do Paraná, mas o céu continua com presença de muita nebulosidade. Não se descarta ocorrência de algum chuvisco bem ocasional em Curitiba. Temperaturas se mantém num patamar mais baixo, com frio no amanhecer e valores amenos à tarde (com sensação de frio devido aos ventos).