Uma reportagem exibida na TV Vanguarda, afiliada da Globo no interior de São Paulo, que exibiu praticantes de parkour na cidade de Taubaté, chamou atenção nas redes sociais e gerou memes na segunda-feira, 27.

Após a repercussão da matéria, o grupo Parkour Taubaté emitiu uma nota em sua página no Facebook para criticar a reação de parte do público: “Gostaríamos de dizer que o Parkour Taubaté é exatamente o que é mostrado no vídeo, independente de deboches inescrupulosos ou risadas maldosos. Somos um grupo que representa uma prática que não julga, não segrega, não exclui e não reforça estereótipos”.

“Enquanto alguns tentam subverter a respectiva cena de forma maliciosa em uma forma de bullying, nós enxergamos esta mesma cena como algo lindo e extremamente forte, pois ele não difama e sim exalta a representatividade feminina”, prossegue a nota.

O comunicado ainda declara “incondicional apoio a todas as praticantes expostas nessas postagens” e chegou a incluir outro meme ligado à cidade: a grávida de Taubaté. “De falso, aqui, só a grávida, mesmo”. Porém, ele foi retirado posteriormente.

O youtuber Felipe Neto chegou a se manifestar sobre o assunto: “Eu não ri do vídeo das meninas do parkour de Taubaté. Não por qualquer motivo ‘lacrador’, mas porque eu fiz parkour e lembro que, na fase iniciante, primeiros dias, muita gente é daquele jeito, mesmo”.

“Agora, os memes que estão rolando, eu estou passando mal. Vocês não valem nada”, concluiu.