Divulgação

A corporação tem intensificado um trabalho de orientação, por toda a cidade, para que não haja aglomerações de pessoas, em atendimento à resolução municipal nº 1/2020 e aos decretos que amparam medidas de prevenção ao novo coronavírus. Mas, nos últimos dias, as mais diversas situações de aglomeração aumentaram.

“A pandemia é muito séria para ser tratada com leviandade nesse momento, por pessoas que teimam em não seguir as determinações de órgãos de saúde e têm desrespeitado o isolamento social indicado no mundo todo como forma de conter a disseminação da doença”, afirma o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

Prefeitura de Curitiba notifica loja de móveis e fecha bar por descumprirem regras de abertura em tempos de coronavírus

Em meio à pandemia, gramado do MON fica repleto de jovens sem máscara

Balanço da Guarda Municipal aponta que as equipes fizeram 8.345 orientações nos últimos três dias. No Xaxim, um churrasco foi desmobilizado na sexta-feira (24/4), na Praça Gregório Piatkowski.

Aglomerações com a participação de centenas de pessoas para campeonatos de pipas somaram 21 ocorrências, com orientações em todas as regiões da cidade. Houve apreensão de cerol – material proibido – no Cajuru e no Pinheirinho. O campo de futebol da Vila Camargo também foi espaço de reunião de uma grande quantidade de pessoas.

O trabalho de orientação da GM percorre parques, praças e eixos comerciais. Desde o início do mês, foram 12.230 pessoas orientadas. São guardas deslocados para tentar persuadir as pessoas a não continuarem com a atividade, além de aviso sonoro nas viaturas alertando sobre a necessidade de se manter a distância mínima de 1,5 metro dos demais e uso obrigatório de máscara em locais públicos.

Além da Guarda Municipal, fiscais do Urbanismo têm desenvolvido um trabalho voltado para estabelecimentos comerciais, no intuito de inibir excessos.