A prisão do ex-governador e candidato ao Senado, Beto Richa (PSDB), na semana passada, acabou de vez com a fase “paz e amor” da campanha eleitoral no rádio e televisão. O candidato do MDB ao governo, deputado federal João Arruda, foi o primeiro a explorar o episódio, buscando associar o tucano com o candidatos do PSD, deputado estadual Ratinho Júnior, e a governadora e candidata à reeleição, Cida Borghetti (PP). Mas Ratinho Jr não deixou a ofensiva passar em branco e rebateu lembrando a ligação de Arruda com o sogro e empresário Joel Malucelli (Podemos), que também teve ordem de prisão decretada na operação “Rádio Patrulha”, que investiga fraude em licitação para obras em estradas rurais. 

Fidelidade
Arruda levou ao ar outro vídeo com Ratinho Jr elogiando Beto Richa. Na inserção, o candidato do PSD diz que o tucano é um “homem sério, honesto, trabalhador e apaixonado pelo que faz”. No mesmo vídeo, Ratinho Jr afirma que Richa tem nele uma “fidelidade canina”. 

Impostos
No programa exibido no final de semana, a campanha de Arruda diz que “o governo Beto Richa que Ratinho Jr participou jogou contra as micro e pequenas empresas. Aumentaram o ICMS em 2014. Aumentaram o ICMS em 2017. Desviaram dinheiro público”. 

Escolhas
O próprio candidato aparece em seguida que “o governo do Beto Richa e do Ratinho decidiu aumentar. Enquanto eles escolheram governar para os mais ricos, eu vou governar para os que mais precisam”. 

Chumbo trocado
Em uma das inserções levadas ao ar por sua coligação, a campanha de Ratinho Jr diz que “esse João Arruda que acusa recebeu dinheiro de seu sogro, um foragido da polícia na operação que prendeu Beto Richa”, em referência ao empresário Joel Malucelli. “Esse João Arruda que acusa está envolvido na operação Carne Fraca que extorquia dinheiro de empresários. Esse João Arruda que acusa votou duas vezes a favor de Michel Temer, a favor da corrupção”, afirma o programa de Ratinho Jr, sobre os votos de Arruda contra a abertura de investigação sobre Michel Temer.  

‘Fake news’
Em outra inserção, a campanha de Ratinho Jr alega que estariam sendo lançadas contra ele “fake news”. “Carlos Massa Ratinho Jr jamais foi indiciado em inquérito, operação ou nada desse tipo”, alega a propaganda, dizendo ainda que “quem não tem propostas concretas para mudar nosso Paraná apela com mentiras”. 

Paisagem
Já Cida Borghetti – que tem Richa como candidato ao Senado em sua chapa – segue ignorando na propaganda política o inferno astral do aliado. O programa de ontem da governadora falou sobre seus projetos para educação profissional. 

Fora do ar
No primeiro dia de horário eleitoral desde que deixou a prisão, Beto Richa continuou fora do programa eleitoral da tarde. O tempo da coligação para os candidatos ao Senado foi todo usado pelo deputado federal Alex Canziani (PTB), segundo concorrente da aliança para o cargo. 

Defesa
O ex-governador divulgou vídeo anunciando que iria se pronunciar sobre a prisão no programa da noite. Mas a coligação de Cida não confirmou a informação.