Fotos: Reprodução/Pinterest – Iris Apfel comemora 100 anos com animação e contagem regressiva no Instagram

Ela usa óculos maximalistas, roupas e joias vistosas, muita cor, muita estampa, muita referência, ri com facilidade, faz caras e bocas e dá de ombros para quem não vai com a cara ou com o estilo dela. Já tem tempo que esta garota roubou o meu coração. Iris Apfel, uma designer de interiores norte-americana que virou celebridade depois dos 80, comemora agora seus 100 anos em alto estilo e com direito a contagem regressiva no Instagram.

Iris se tornou ícone de estilo, não por lançar modismos a serem replicados à exaustão, mas por mostrar que estilo é um negócio talhado com o tempo, com autoconhecimento, muita tentativa e muito erro. “Para ter estilo, você precisa primeiro saber quem é e isso é doloroso”, sentencia, em uma de suas frases famosas. E para quem não gosta do estilo de Iris, acha tudo exagerado, ela mesma responde: “Eu me visto para mim. Unicamente para mim. Espero que as pessoas gostem. Mas, se não gostarem, o problema é delas e não meu”. É ou não é uma musa?

O tempo passa, assim como a opinião dos outros, e Iris segue firme, forte e estilosíssima como sempre. Seu closet mistura peças de grandes estilistas com outras mais simples, achados em viagens, peças vintages e garimpos pelo mundo. Sua estética marcante foi sendo construída ao longo dos anos, sem mentores, ícones, com muita experimentação, acertos e desacertos.

A “Starlet geritátrica”, como se apresenta, curte mesmo é liberdade. E eu acho que este é o melhor dos seus conselhos. Não só para vestir o que der na sua telha, mas para se libertar de tudo que amarra e conseguir ser feliz – do jeito que se é – a qualquer tempo. Vai lá, faz a Iris, e brilha!

Tudo paz e amor. Iris Apfel mostra que estilo e bom humor têm a ver com boas escolhas

Estilo é autoconhecimento, segundo Iris

Segundo Iris, mais é sempre mais, e menos é chato