O sistema viário da Linha Verde que será entregue pelo prefeito Beto Richa hoje é margeado por canteiros verdes que mudaram a paisagem na região Sul da cidade. No trecho que será entregue, entre os bairros Pinheirinho e Hauer, foram plantadas 390 mil flores, 12,5 mil arbustos e mudas com quase dois metros de altura de 2,1 mil árvores de espécies nativas. A grama, neste trecho, cobre 300 mil metros quadrados.

A vegetação compõe o entorno das estações de transporte e de um parque de 21 mil metros quadrados que será formado ao longo da nova avenida. O plantio concentra no entorno das estações árvores que quando adultas terão porte maior, formando maciços florestais. Ao longo das canaletas e das pistas para carros o plantio é mais espaçado, com árvores de menor porte para não interferir na visibilidade do trânsito.

O parque da Linha Verde será formado por árvores de 22 espécies típicas da flora brasileira, selecionadas de acordo com a época de floração e coloração das flores para manter o visual agradável ao longo do ano. Também haverá espécies frutíferas — pitanga, cereja, gabiroba e araçá —, escolhidas para atrair pássaros e reproduzir a diversidade ambiental da natureza.

Além das frutíferas foram plantadas árvores das espécies açoita-cavalo, cafezinho, pinheiro bravo, tarumã, carvalho, canela preta, juvevê, aroeira, ariticum, pinheiro, dedaleiro, caroba, manduirana, pata de vaca, ipê roxo, jacarandá, cássia e corticeira.
O projeto da Linha Verde prevê, como medida de compensação ambiental, que para cada árvore plantada haverá doação de mudas das mesmas espécies ao Horto Municipal Guabirotuba, o que vem sendo feito gradativamente, de acordo com o plantio na Linha Verde.
Além das árvores do parque em formação, a cidade ganhou, no ano passado, mais 1.158 árvores, plantadas ao longo dos binários Capão da Imbuia/Hauer (500 árvores), Santa Bernadethe (170), Mario Tourinho (260) e avenida Brasília (228).
Foram doadas ao Horto outras 1.158 mudas das mesmas espécies — ipê amarelo e roxo, dedaleiro, pau-ferro, quaresmeira, extremosa e tipuana. São espécies adequadas consideradas adequadas à arborização viária, de menor porte e fácil manutenção.
Nova etapa — A Linha Verde, obra da Prefeitura de Curitiba, é um corredor de transporte ladeado por moderna avenida entre os bairros Pinheirinho e Atuba. A obra foi dividida em duas etapas, a primeira delas, em execução, com 9,4 quilômetros entre os bairros Pinheirinho e Jardim Botânico.
Desta etapa 97% do sistema viário já foi implantado e está totalmente pronto nos primeiros cinco quilômetros, no trecho entre o Pinheirinho e Hauer, que será entregue pelo prefeito Beto Richa. A segunda etapa da obra, que levará a Linha Verde até o Atuba, será licitada em 2009. A obra faz parte do Programa de Transporte Urbano parcialmente financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.