Valquir Aureliano – Thiago Heleno

A Conmebol divulgou, enfim, o resultado do julgamento do zagueiro Thiago Heleno e do volante Camacho, ambos do Athletico e que foram acusados de doping. Eles pegaram seis meses de suspensão cada um. O resultado foi divulgado apenas nesta sexta-feira (30).

Como ambos estavam suspensos preventivamente desde a comunicação da entidade, a punição está perto de acabar. Pelo prazo de seis meses, Thiago Heleno poderá voltara a jogar a partir de 1º de outubro. E Camacho, a partir de 23 de outubro.

Thiago Heleno foi flagrado no antidoping no dia 9 de abril, no jogo contra o Tolima (Colômbia), pela Copa Libertadores. Seu último jogo foi em 1º de maio, contra o Fortaleza, pelo Brasileirão. Camacho, por sua vez, caiu no exame no dia 24 de abril, diante do Boca Juniors (Argentina). E não entra em campo desde dia 28 de abril, quando o Athletico estreou no Brasileirão diante do Vasco.

O julgamento dos dois jogadores ocorreu em 12 de agosto, mas a Conmebol demorou quase três semanas para divulgar o resultado. Segundo a entidade, ambos foram suspensos pela ingestão de Higenamina, substância proibida pela Wada (Agência Mundial Antidoping), mas que é usada em suplementos alimentares. O período máximo de suspensão é de dois anos.

Por causa do escândalo do doping, o Athletico demitiu o então nutricionista do clube, Felipe Hostim, o médico Luiz Gustavo Emed (filho do presidente Luiz Sallim Emed) e mais quatro funcionários.