Perigo

Jovens ignoram a pandemia e se aglomeram em diversos bairros de Curitiba. Veja vídeo

(Foto: Divulgação)

A Guarda Municipal de Curitiba e a polícia flagraram diversas aglomerações de jovens em diversas regiões de Curitiba no último fim de semana. Sem máscara e sem distanciamento nenhum, eles ignoram solenemente a pandemia de Covid-19.

“Atenção! Se todo mundo se cuidar, Curitiba não vai fechar. Evite aglomerações. Use máscara. Higienize as mãos. O momento ainda é de cuidado. Juntos somos mais fortes”. Com este novo áudio incorporado nas viaturas que fazem o patrulhamento preventivo pela cidade, a Guarda Municipal fez neste fim de semana mais uma rodada de orientações à população sobre medidas de contenção à covid-19. A ação de orientação ocorreu em parques e praças, como o Barigui e Redentor, e nas proximidades do Museu Oscar Niemeyer (MON). Em bares, comércios em geral e junto à população, a Guarda Municipal fez um total de 159 orientações relacionadas à covid de sexta-feira (1/4) a domingo (18/4). Entre as ações de fiscalização, no domingo (18/4) os guardas flagraram uma festa clandestina com aproximadamente 200 pessoas e banda de música no bairro Umbará, na Rua Vergília Calixto.

Todos foram orientados e o dono do local não foi localizado. A banda foi autuada pela promoção de evento e por deixar de fazer o controle do uso de máscara de proteção. Outros 13 autos de infração foram lavrados pelo descumprimento do uso de máscara. No MON, onde havia concentração de cerca de 300 pessoas, todas foram orientadas. No local, os guardas constataram aglomeração, pessoas sem máscara e consumo de bebidas alcoólicas. Situação semelhante foi dispersada em frente ao Shopping Hauer, no bairro Batel.

A Superintendência de Trânsito (Setran) também desenvolveu fiscalização no entorno dos espaços com aglomeração durante o fim de semana. No sábado, foram 95 abordagens a veículos, com 11 guinchados e 23 multas de trânsito aplicadas. Dois condutores foram levados à delegacia por consumo de bebida alcoólica. No domingo, foram outras 31 abordagens, com sete remoções e 12 multas.No acumulado da última semana (de 12 a 18 de abril), a Guarda Municipal aplicou 19 autos de infração em ações anticovid, que resultaram em R$ 22.250 em multas.

Aifu

As operações da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) em Curitiba, no último fim de semana, voltadas ao cumprimento das medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus, resultaram em 28 estabelecimentos comerciais fiscalizados e, destes, 15 fechados. Quatro pessoas foram conduzidas para lavratura de Termo Circunstanciado e mais de 600 foram flagradas pelas equipes policiais em locais de comércio. O balanço compreende o período de quinta-feira (15) a domingo (18).

As abordagens da AIFU ocorreram nos bairros Centro, Novo Mundo, Portão, Guaíra, Sítio Cercado, Alto Boqueirão, Boqueirão, Umbará, Água Verde, Rebouças e Batel, Hugo Lange, Tarumã, Ganchinho, Cristo Rei, Alto da Rua XV, Centro Cívico, Cidade Industrial de Curitiba, Pilarzinho, São Lourenço e São Francisco. Os trabalhos envolveram agentes de secretarias municipais, policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e guardas municipais.