Franklin de Freitas – Aplicau00e7u00e3o de gel especial mostra o que fica nas mu00e3os

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 5 de maio como o “Dia Mundial de Higienização das Mãos”, para reforçar a importância dessa forma de higiene tão eficaz. O hábito pode reduzir o número de mortes relacionadas a diarreia em mais de 40% e os casos de doenças respiratórias agudas em 25%, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Para mostrar a importância desta prática, o Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) realiza, desde quinta-feira (3), uma campanha interna para reforçar sobre a importância da Higienização das Mãos. Na campanha o hospital utiliza o glo germ, um produto especial que ilustra através de uma câmara escura, os pontos de sujeira e bactérias que podem ficar nas mãos se a higienização não for correta.

O ato de uma boa higiene, mesmo em casa, pode previnir doenças como conjuntivite, diarreia infecciosa, gripes, infecções respiratórias, Hepatite A e as chamadas infecções hospitalares ou infecções relacionadas aos serviços de saúde. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde cerca de 500 mil pacientes são infectados, diariamente, ao redor do mundo, e 16 milhões de pacientes morrem por ano, vítimas de infecções relacionadas a assistência à saúde.

 

Os sete passos para lavar as mãos de forma correta e eficaz

– Passar sabonete e água limpa nas mãos
– Esfregar a palma de cada mão e a ponta dos dedos na palma da mão
– Esfregar entre os dedos
– Esfregar o polegar de cada mão
– Lavar o dorso de cada mão
– Lavar também os punhos e secar com uma toalha limpa ou papel toalha
– Usar o papel toalha utilizado para fechar a torneira

 

Quando lavar as mãos

– Antes de comer
– Antes e depois de ir ao banheiro
– Sempre que levar a mão ao nariz ou à boca
– E sempre que perceber que estão sujas e necessitarem higienização

Fonte: Marta Fragoso, médica infectologista, do Hospital VITA