Com certeza você já ouviu uma música e lembrou de um personagem de alguma novela, não é mesmo? A trilha sonora de uma novela faz parte de todo o contexto. É ela que deixa as cenas ainda mais comoventes e que chamam mais a atenção do público.

Muitos artistas e bandas conseguem fazer com que sua música seja um grande sucesso por fazer parte da trilha sonora de alguma novela.

As novelas que usam de todas as artimanhas para fidelizar o público e fazer com que elas também façam um grande sucesso, com certeza procuram por músicas que vão deixar os telespectadores ainda mais “viciados”, que fiquem lendo o resumo das novelas todos os dias.

Diversas trilhas musicais ficaram bastante famosas, marcaram gerações e acabaram ganhando um grande destaque dentro e fora da televisão. As plataformas de streaming acompanham esses números e confirmam esses sucessos!

Para que você relembre uma boa parte dessas trilhas musicais, listamos a seguir as melhores. Confira!

Lista das melhores trilhas musicais de novelas

Avenida Brasil
A novela Avenida Brasil foi ao ar em 2012 e é considerada pelo público como uma das melhores novelas. A sua trama foi centralizada nos tipos populares e na Zona Norte Carioca, trazendo histórias que deixaram os telespectadores acompanhando cada capítulo com muita atenção e fidelidade.

Boa parte das músicas que fizeram parte da trilha sonora da novela explodiram no Brasil, como é o exemplo de “Assim Você mata o Papai” (Sorriso Maroto), “Humilde residência” (Michel Teló), “Amiga da minha mulher” (Seu Jorge), “Meu lugar” (Arlindo Cruz), “Correndo atrás de mim” (Aviões do Forró), dentre outras.

O Clone
Quem é que não se lembra da novela O Clone, não é mesmo? Além de ter uma trama envolvente, a novela também contou com uma trilha musical de grande sucesso.
“A Miragem”, música tema do casal protagonista Jade e Lucas, foi uma das que mais fizeram sucesso na época.

Meu Grande Amor – Tema de Maysa, Love in the Afternoon – Tema de Diogo, No Balanço do Buzão – Tema de locação, Escândalo – Tema de Xande, foram algumas outras músicas que fizeram sucesso durante a exibição da novela.

Império
A novela Império, que foi ao ar em 2014, já começou com um grande sucesso desde o seu tema de abertura. A versão de Lucy In The Sky With Diamonds foi marcante.
Mas não só o tema da abertura que chamou a atenção da audiência. A trilha sonora apresentada pela novela não deixou nada a desejar. Algumas das músicas que mais se destacaram foram:
Ai, Que Saudade D’Ocê – Zeca Baleiro
Beijo de Hortelã – Ivete Sangalo
Amor Perfeito – Ney Matogrosso
Céu Azul – Charlie Brown Jr.

Um Lugar ao Sol
Estreada em 2021, Um Lugar ao Sol trouxe uma trilha sonora com músicas bastante atuais, mas também resgatou clássicos da MPB, como a música Baby, interpretada pelos Mutantes.
Confira a seguir outras músicas que também embalaram a trama:
A Ordem Natural das Coisas – Emicida
Baby e Change – Rita Lee
Enquanto Houver Sol – Titãs
Tu me acostumbraste – Caetano Veloso
Sol de Maria – Gilberto Gil
Where do The Children Play – Girão Sessions e Lenine
Don´t Let It Go – Rooftime
Cubana – Bivolt

Verdades Secretas 2
Verdades Secretas é outra novela que também trouxe vários hits de sucesso. Com uma proposta bem atual e moderna, a trama se preocupou em trazer uma trilha que se conectasse mais com o público jovem para embalar as cenas.

De acordo com o site Rd1, a novela contou com uma grande repercussão nas redes sociais, ganhando uma legião de fãs – o que acarretou em uma “segunda temporada” da novela exclusiva do GloboPlay.
Confira a seguir algumas das suas principais músicas:
Two Weeks FKA Twigs (Tema de abertura);
You Shoul See me in a Crown – Billie Eilish;
Sentimental – Los Hermanos
Criança – Marina Lima
Ainda Penso – Taís Alvarenga
Maria – Supercordas
O Mundo É um Moinho – Cazuza
Pequena Morte – Pitty

Caminho das Índias
Vamos voltar no tempo e relembrar o sucesso que foi a novela Caminho das Índias? Com uma trama que trouxe vários costumes do país asiático, a novela conseguiu passar para o público o que a Índia representa – seus costumes, culinária e cultura.
Ela contou com uma trilha sonora cheia de hits internacionais de cantores como Katy Perry, Kings Of Leon, Pink e entre outros.
Beedi – Sukhwinder Singh, Sunidhi Chauhan
Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás – Nando Reis
Para-Raio – Skank
Uma Prova de Amor – Zeca Pagodinho
Vamos Fugir (Give Me Your Love) – Gilberto Gil
Alma – Zélia Duncan
Sob Medida – Isabella Taviani
Halo – Beyoncé
Thinking of You – Katy Perry

Sete Pecados
Sete Pecados ficou no ar entre os anos de 2007 e 2008, sendo um grande sucesso da televisão brasileira. A sua trilha sonora foi muito bem elaborada, conseguindo ter uma música que representasse cada um dos pecados capitais.

A música Carne e Osso, da Zélia Duncan, foi o tema de abertura e ganhou grande destaque na época, assim como também Não Faz Mal a Ninguém, tema da vilã Beatriz, e Deixa Isso Pra Lá, tema do casal Régis e Elvira.

Fonte: site RD1