As lutas do casal Rosilete Santos e Macaris do Livramento, dentro e fora do ringue, viraram livro. Nesta quinta-feira, será o lançamento de A Quatro Punhos – A história real de Macaris e Rosilete: um casal de boxeadores com um sonho em comum, do jornalista Osny Tavares, pela Editora ComPactos.

O livro narra a luta de Macaris para Rosilete conquistar o título que ele não alcançou na sua longa carreira como boxeador. O catarinense radicado em Curitiba chegou a ganhar em 1996 o cinturão da Comissão Mundial de Pugilismo, uma entidade de pequena expressão. Fez 110 lutas profissionais entre 1992 e 2006. Desde 2001, já era treinador e empresário de Rosilete, que completou em 2013 um total de 32 lutas no boxe profissional.

“O foco principal do livro poderia ser a luta de Rosilete e Macaris para fugir da pobreza. Tentei desviar dessa questão, que está presente no livro para compor o ambiente. Essa reversão social é a história padrão do esportista brasileiro”, explica Osny Tavares. “O livro fala da dificuldade do dia-a-dia, mas é principalmente uma história de amor sobre esse mecanismo de transferência (de Macaris para Rosilete)”, conta o autor.

O casal se conheceu durante uma luta de Macaris no Interior do Paraná. Rosilete foi assistir ao evento, se interessou pelo boxe e passou a trabalhar com o pugilista. Hoje, aos 37 anos, ela detém o cinturão da WIBA  (Women’s International Boxing Association) e da CMB (Comissão Mundial de Boxe). Aos 53 anos, Macaris é também presidente da Federação Paranaense de Boxe.


O LIVRO

Título: A Quatro Punhos – A história real de Macaris e Rosilete: um casal de boxeadores com um sonho em comum
Autor: Osny Tavares
Editora: ComPactos
Lançamentos: 21 de março às 19 horas no Museu Oscar Niemeyer e em 22 de março às 19 horas, na Câmera Municipal de Vereadores de São José dos Pinhais
Venda: a partir de 23 de março nas Livrarias Curitiba e no site www.editoracompactos.com.br
Preço: R$ 39,90