Arquivo Agência Brasil – Pandemia preocupa eleitor

Mais da metade dos eleitores curitibanos admite optar por não escolher nem votar em nenhum dos candidatos a prefeito da Capital paranaense, segundo a pesquisa Ibope divulgada na última terça-feira. A soma dos eleitores que declararam a intenção de não comparecer às urnas em 15 de novembro, anular ou votar em branco chega a 52%, segundo o levantamento do instituto.

De acordo com a pesquisa, ao serem questionados se “levando em conta a pandemia do coronavírus e as medidas restritivas de prevenção, em relação ao dia da eleição em 15 de novembro”, 19% dos entrevistados afirmaram estarem em dúvida se vão comparecer às urnas este ano. Outros 8% dizem que não vão comparecer “de jeito nenhum”. Além disso, outros 10% revelam a intenção de anular ou votar em branco, e 15% não souberam, ou não quiseram responder.

Não por acaso, o próprio Tribunal Superior Eleitoral já admite a possibilidade de não ter multa para quem não for votar por medo do Covid. “A ideia é considerar uma justificativa legitima para o não comparecimento o temor da pandemia, mas vai ter que comparecer para justificar”, diz o presidente do TSE, Luis Roberto Barroso.

O porcentual de “não voto” da pesquisa é bem superior ao que foi registrado, por exemplo, nas eleições presidenciais de 2018. De acordo com os dados oficiais da Justiça Eleitoral, 312.157 ou 24,56% dos curitibanos preferiram não comparecer às urnas, anular ou votar em branco naquele ano. Desse total, 231.439 ou 17,28% optaram pela abstenção, 55.089 ou 4,97% por anular o voto e outros 25.629 ou 2,31% por votar em branco.

Ou seja, o contingente dos “não-votantes” é superior à votação do segundo colocado na última eleição presidencial, Fernando Haddad, que teve 241.015 votos em Curitiba, o que representa 23,46% dos votos válidos ou 17,9% dos votos totais. O resultado é um pouco superior ao do primeiro turno, onde 294.873 eleitores da Capital, (23,06%) se abstiveram, anularam ou votaram em branco.

Tradição

Para o cientísta político Murilo Hidalgo, da Paraná Pesquisas, o resultado da pesquisa Ibope não implica, necessariamente, em uma rejeição maior dos eleitores ao processo político neste momento, como os números poderiam indicar. “Está dentro da média. Historicamente, 30% dos eleitores não vão votar”, argumenta ele.
A pesquisa do Ibope, encomendada pela RPC TV, ouviu 602 eleitores de Curitiba entre os dias 4 e 5 de outubro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob a identificação PR – 08260/2020.