Arquivo Bem Paraná

Se o atual corte de verbas na Educação for mantido pela União, os mais de 34 mil alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) podem ficar sem aulas neste ano. As informações são da instituição e foram divulgados nesta quinta-feira, 26.

A UFPR informou que se o dinheiro não for liberado até o final deste mês, as aulas terão de ser suspensas.  A medida atingiria a todos os cursos da UFPR em uma data ainda não definida.

O Ministério da Educação (MEC) foi alvo de dois contingenciamentos neste ano, determinados pelo governo federal como forma de enfrentar a crise econômica. Na sexta-feira (20), o governo federal anunciou a liberação para os ministérios de R$ 8,3 milhões em recursos do orçamento que estavam bloqueados.

Dessa quantia, a maior parte deve ser destinada ao Ministério da Educação – totalizando R$ 1,99 bilhão. Restrições orçamentárias impostas pelo governo desde o início do ano têm causado dificuldades para os ministérios executarem projetos.

Ao todo, a UFPR tem 164 cursos de graduação, 45 cursos de especialização, 89 mestrados e 61 doutorados. São quase 28 mil estudantes da graduação, e outros 6,2 mil da pós-graduação.