Com dezenove quilômetros de extensão ao todo, o Parque Linear do Rio Itaqui – projeto de controle de cheias ao longo do rio – teve mais uma etapa finalizada pela Prefeitura de São José dos Pinhais, a Praça do Itajubá.

Após a entrega de trechos do projeto do parque na região do bairro Borda do Campo (fundo dos condomínios habitacionais Borda do Campo I e II, loteamentos Nemari III, Jardim Cruzeiro do Sul e Vila Namur – limite com Jardim Cristal ), a Secretaria Municipal de Urbanismo, Transporte e Trânsito (Semutt), entregou, neste mês de junho, mais uma etapa concluída do projeto que está sendo executado, em fases, pela Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Semvop).

Com áreas de lazer, ciclovia, pista de caminhada, iluminação, paisagismo e recuperação de áreas impactadas (recuperação da várzea do rio), o projeto do parque linear também foi elaborado pela Secretaria Municipal de Meio de Ambiente (Semma) que acompanha todas as etapas da execução e entregas. A Praça do Itajubá, trecho entregue recentemente, esta localizada próxima ao Jardim Itajubá (Rua Itararé).

Multidisciplinar, o projeto é realizado por diversas secretarias municipais e além de controlar cheias ao longo do rio, impede, também, a ocupação irregular do solo na região, preservando, ainda, matas ciliares e leito do Itaqui.

O parque está sendo executado, em etapas, onde há possibilidade, nas áreas já desapropriadas pelo município, esclarece a Divisão de Programas e Projetos (DPTU) da Semutt.

Sobre o parque linear — Desde o limite com o Jardim Itaqui, próximo ao canal Extravasor no bairro Ipê, o Parque Linear do Rio Itaqui passa pelos bairros Guatupê e Cristal (próximo à BR 116) até o bairro Borda do Campo, entre os loteamentos Nemari III e Vila Martins. O projeto contempla obras de canais e lagoas para controle de cheias, de acordo com a Semutt.