Franklin de Freitas

O Dia ida Mulher, no próximo dia 8 de março, em Curitiba terá atividades a partir das 12h, que vão se estender até 20h, com o fim da manifestação na Boca Maldita. Com organização da Frente Feminista de Curitiba e Região Metropolitana, a manifestação deste ano traz no mote ideias de resistência, luta e liberdade.

Às 12h, acontece o Ato 1, com as Gurias do Slam, na Praça Santos Andrade, que farão da poesia sua ferramenta para conscientizar e mostrar às mulheres sua força.

Às 16h, inicia-se a concentração da manifestação, também na Praça Santos Andrade, e às 16h30 é a vez de as mulheres indígenas ampliarem sua voz ao propor reflexões sobre sua terra, luta e cultura.

De 18h até 18h30, acontece o Ato 2, das mulheres trabalhadoras contra o desmonte de direitos. Temas como reforma da previdência, salários igualitários e reforma trabalhista serão abordados em mensagens e cartazes.

O horário de saída da caminhada é às 18h30 e o Ato 3 acontecerá na esquina das Marechais, com as mulheres negras, às 19h. A chamada “Quantas de nós precisarão morrer? Vidas negras importam” remete à principal luta que mulheres negras enfrentam todo dia, de racismo, intolerância e desigualdade ainda maior e mais cruel do que ocorre com as mulheres brancas.

Da esquina das marechais, a manifestação segue para a Boca Maldita, onde termina às 20h com o Ato 4 – Mulheres unidas desarmam a opressão. Aborto legal, seguro e gratuito, violência doméstica, feminicídio e todos os tipos de opressão fecham o dia internacional das mulheres trabalhadoras.