Em defesa do meio ambiente, jovens e ativistas de diversas partes do mundo se unem na greve mundial pelo clima, nesta sexta-feira, 20, para cobrar medidas emergenciais contra o aquecimento global. As manifestações ocorrem em mais de 130 países, entre eles Estados Unidos, Alemanha, Grécia, Japão, Austrália e Brasil.

Em Curitiba, a concentração está marcada para as 17 horas, a Praça Santos Andrade, quando começa a Oficina de Cartazes. A Greve Global Pelo Clima foi convocada por jovens estudantes e ativistas globalmente para acontecer entre os dias 20 e 27 de setembro de 2019. As principais manifestações acontecerão no dia 20 com apoio de lideranças indígenas, ambientalistas, juventude, sindicatos e movimentos sociais.

A articulação promove o dia em que o mundo fará a sua primeira greve climática! O Brasil e o Paraná aderiram à greve e somam à esta luta a resistência dos povos das florestas, dos rios, do campo e dos mares. Mais do que nunca nosso país é ator principal neste momento histórico de mobilização contra a destruição do planeta!

Em São Paulo, a mobilização está marcada para as 16h, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, região central da capital. Pelo menos 40 cidades brasileiras devem participar das mobilizações, em Estados como Amazonas, Rio de Janeiro e Santa Catarina, entre outros. No País, o protesto é pelo fim das queimadas na Amazônia.