Divulgação – Artura: conjunto propulsor de 680 cv e velocidade máxima de 330 km/h

A McLaren fez o lançamento do Artura, seu novo supercarro híbrido. O cupê não é o primeiro supercarro eletrificado da marca, masé o primeiro McLaren híbrido de produção em série. A mecânica híbrida é, o grande diferencial do McLaren Artura. O modelo traz um novo motor V6 biturbo a gasolina mais que produz 585 cv e 59,6 mkgf de torque máximo entregue a partir de 2.250 rpm. O novo motor trabalha associado a outro motor elétrico capaz de gerar 95 cv de potência e 22,9 mkgf de torque.

Dessa maneira, segundo a marca, a potência combinada chega a 680 cv, com torque máximo de 73,4 mkgf. O câmbio automático tem oito marchas e há bloqueio do diferencial. O McLaren Artura leva 3 segundos para arrancar até os 100 km/h, e 8,3 segundos para chegar aos 200 km/h.

A velocidade máxima é de 330 km/h. O supercarro híbrido também oferece modo totalmente elétrico, com 30 km de autonomia e máxima de 160 km/h. Esse desempenho é garantido não apenas pela mecânica eletrificada, mas também pela leveza do superesportivo, que pesa 1.395 kg com o chassi feito com alumínio e grande quantidade de fibra de carbono. O Artura tem uma invejável relação peso/potência de 2 kg/cv.

O gerente-geral da McLaren São Paulo, Bruno Bonifácio, confirmou o lançamento do modelo no país no 1º semestre. Segundo Bonifácio, o Artura ainda não tem preço, mas já pode ser montado no site brasileiro. A primeira unidade que virá para o Brasil inclusive já está devidamente configurada.

Quando chegar, o modelo será posicionado entre o 720S e o GT, devendo custar a partir de R$ 5 milhões. Por fora, o Artura aposta em um design sem muitas linhas rebuscadas, inspiradas no modelo GT. A frente do modelo traz faróis em led com um design que acompanha as entradas de ar.

O cupê conta ainda com saídas de ar acima dos para-lamas dianteiros, e uma entrada de ar lateral que forma dois vincos marcantes na região das portas. Na traseira, o Artura segue o design já adotado em todos os modelos da McLaren.

O modelo traz uma grade preta com saídas de ar na região do motor. Ele conta com lanternas de led com design fino, novamente bem parecidas com as já utilizadas no modelo GT. Por dentro, o Artura conta com um design voltado para a condução.

Todos os comandos do interior são voltados para o motorista, e o console conta com aspecto minimalista. O Artura é o primeiro modelo da McLaren a contar com a nova central multimídia da marca. Com tela sensível ao toque, o MIS II traz as funcionalidades  Apple CarPlay e Android Auto, além de um novo modo de telemetria de pista.