Stephany Mattanó – Grupo curitibano tem trajetória marcada por influências da música preta nacional e internacional.

Confira as sugestões culturais do Curitiba de Graça

Nesta semana será lançado o novo álbum do MUV, que mistura música moderna de periferias urbanas e vertentes do rap, ragga, ska e o samba soul. O “Bairro Black” será apresentado em um pocket show pelo You Tube.

Também é destaque da semana a I Mostra Cultural Indígena, que apresenta o trabalho artístico de quatro aldeias. A mostra poderá ser assistida pelas redes sociais das prefeituras participantes. E está em pré-venda o livro de poesias do coletivo feminino “Vozes Escarlate”.

Leia esses e outros destaques da semana do Curitiba de Graça para o Bem Paraná.

Boa leitura! 


Bienal On-line

Crédito: Divulgação

Legenda: Vídeos feitos com celular pelo artista venezuelano Kevin Lustgarten estão na programação da mostra de videoarte.


Essa é a última semana para assistir a mostra de videoarte, destaque desse mês da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba – que neste ano ocorre em ambiente on-line. Cinco artistas (duas brasileiras e três estrangeiros) têm seus trabalhos transmitidos no Instagram @bienaldecuritiba. A Bienal On-Line convocou ainda artistas independentes que enviaram suas obras para participar da ação, sendo compartilhadas pelos Stories.

Até dezembro, quando acaba a bienal, muito conteúdo digital será disponibilizado gratuitamente nas redes sociais do evento. Mais informações no site www.bienaldecuritiba.com.br. 


Mostra Cultural Indígena

Arte: SETI

Legenda: Exposição fotográfica, produções audiovisuais e posts informativos fazem parte da programação.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), em parceria com comunidades indígenas e 19 prefeituras, realizam até o dia 30, às 11h, às 15h e às 17h, a I Mostra Cultural Indígena do Norte do Paraná. A ação será virtual pelas redes sociais das prefeituras, Uenp e IFPR – Campus Jacarezinho.

A mostra divulgará a produção cultural e artística de quatro comunidades indígenas da região por meio de exposição fotográfica, produções audiovisuais e posts informativos que trarão conteúdos sobre os povos.

A mostra foi concebida no ano passado, período em que a universidade apoiou os municípios e as comunidades indígenas na implementação da Lei Aldir Blanc. Santa Amélia e Tomazina, onde se encontram, respectivamente, as terras indígenas Yvyporã Laranjinha e Tekoa Pinhalzinho, foram dois dos municípios beneficiados. Para a mostra, o convite foi estendido também a membros das comunidades de Abatiá (YwyPorã/Posto Velho) e de São Jerônimo da Serra (Barão de Antonina).

A Mostra integra o Programa de Desenvolvimento Cultural da região e participam dela os municípios de Abatiá, Assaí, Bandeirantes, Cambará, Cornélio Procópio, Figueira, Guapirama, Jacarezinho, Joaquim Távora, Leópolis, Nova Fátima, Quatiguá, Ribeirão Claro, Santa Amélia, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, São Jerônimo da Serra e Tomazina. As transmissões ocorrerão pelo Facebook das prefeituras e também pelo: endereço: https://www.facebook.com/jacarezinhoifpr 


Erva-mate

Crédito: Divulgação

Legenda: Com o título “Mulheres e Erva-mate”, o primeiro episódio da série de podcasts traz uma entrevista com a socióloga e professora Amélia Siegel Corrêa.

O Museu Paranaense e o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões lançaram podcasts, por meio do programa Circuito Ampliado – Acervos em Circulação, que buscam levar a pesquisa em acervos ao público. A primeira série de podcasts é sobre os acervos relacionados à erva-mate, abordando a perspectiva histórica, antropológica, artística e cultural. Os dois primeiros episódios já estão disponíveis no Facebook (https://www.facebook.com/MuseuParanaense) e Instagram (https://www.instagram.com/museuparanaense/?hl=pt-br) do Museu Paranaense e no Facebook (https://www.facebook.com/EspacoCulturalBrde/) e Instagram (https://www.instagram.com/espacoculturalbrde/?hl=pt-br) do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões. 


Bairro Black

Crédito: Reprodução do Facebook

Legenda: A cantora Kátia Drumond é uma das criadora do MUV.

Criado pelos artistas Kátia Drumond e Ricardo Verocai, o projeto musical “MUV – Movimento Uniformemente Variado”, que tem trajetória marcada por influências da música preta nacional e internacional, lança a partir do dia 28 de abril seu novo EP “Bairro Black”, idealizado e produzido durante a pandemia.

O lançamento acontece num show on-line e gratuito às 20h30, no dia 29, pelo YouTube. Para receber o link de acesso, basta se inscrever gratuitamente no https://www.sympla.com.br/produtor/muv.

A negritude como foco e força criadora é a proposta do MUV ao longo dos seus 21 anos de existência e o novo EP nasceu para homenagear bairros da cidade e algumas das personalidades pretas que fizeram e fazem história em Curitiba e no Paraná, como Waltel Branco, Odelair Rodrigues, Laura Santos, Lápis, Saul Trumpet, Mãe Orminda, Isidoro Diniz, Danilo Avelleda, Geisa Costa, Enedina Alves Marques e Megg Rayara, entre outras. 


Literatura no Instagram

Crédito: Divulgação

Legenda; Fabiano Vianna e Luiz Felipe Leprevost são os convidados da nova edição.

Fabiano Vianna e Luiz Felipe Leprevost são os convidados da décima segunda edição de “Às vezes, aos domingos”, que acontece no dia 2 de maio, a partir das 17h, no Instagram @luizfelipeleprevost. No projeto mensal on-line, idealizado pelos escritores Guido Viaro e Marcio Renato dos Santos, os convidados se entrevistam e leem textos autorais. 


Vozes Escarlate

Divulgação

As dores e delícias de ser mulher foram transformadas em poesia e arte pelo “Vozes Escarlate”, um coletivo de mulheres quatro estados brasileiros (PR, RS, MG e RJ), criado em 2020. Elas acabaram de lançar a pré-venda de seu primeiro livro, com o mesmo nome do coletivo.

A publicação tem a participação de 24 mulheres, sendo 14 paranaenses (Aline Dellaqua, Daynara Melhiado Dutra, Dea Oliva, Débora Bacchi, Emily Blum, Francine Cruz, Jenny Anginski, Julia Macedo, Júlia Sakemi, Juliana Bertoti, Kakau Pontxs, Letícia Lupepsa, Ná Silva, Rebeca Salin), outras três que adotaram o Paraná como local de residência atual (Danielle Rech, Lopse Lazuli e Neysi Oliveira), além de uma representante do Rio Grande do Sul (Mandi Moreira) e seis do Rio de Janeiro (Ana Luzia Oliveira, Clarisse Pacheco, Claudia Manzolillo, Jacqueline Freire, Lucilaine Reis, Renata Corrêa). 


Coluna da semana: Papo de Bamba

O Curitiba de Graça conta desde 2020 com a coluna “Papo de Bamba”, um espaço para falar da cultura do Carnaval no país e em uma cidade em que essa marca cultural ficou escondida e restrita à resistência de sambistas e comunidade carnavalesca. “Papo de Bamba” é escrito pelo historiador e pesquisador de escola de samba, Carlos Mariano Filho. Nesta edição, o professor conta a origem das escolas de samba na cidade: https://curitibadegraca.com.br/escolas-de-samba-de-curitiba-origem-afirmacao-e-contraste-na-historia-do-carnaval-de-1946-a-1971/.

Acompanhe as outras notícias culturais da semana em: www.curitibadegraca.com.br