Franklin de Freitas

Motoristas e cobradores da empresa Auto Viação São José Filial, localizada na Linha Verde, na altura da Estação Tubo Marechal Floriano, fecharam a rodovia nesta tarde de quinta-feira (13). Eles protestam para pedir mais segurança na travessia. O movimento é resultado de várias reclamações dos motoristas e cobradores que todos os dias precisam fazer a tavessia do trecho para conseguir chegar até o seu local de trabalho. 

O Sindicato de Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba (Sindimoc) já havia feito ações reivindicando este semáforo e foi atendido pelas autoridades, mas há alguns meses o semáforo foi retirado sem nenhuma explicação, ocasionando a travessia perigosa para todos os pedestres.

Durante o protesto, os motoristas e cobradores discutiram com um agente de trânsito da Setran. O agente foi cercado e levou empurrões até ser retirado por outro agente. O clima ficou tenso. Veja o vídeo:

Pouco depois os manifestantes liberaram a via, mas prometiam novo bloqueio ainda nesta tarde.

Por meio de nota, a Setran informou que uma equipe técnica da Superintendência observou o compartamento de pedestres durante a travessia no ponto em questão em dois momentos: com o semáforo e sem o equipamento. A partir dessa observação, constatou-se que, quando o semáforo estava implantado, a travessia não era constante nem ordenada: os pedestres não aguardavam que o sinal verde fosse aberto para atravessar a rua.

"Em reunião com representantes do Sindimoc, meses atrás, técnicos da Setran sugeriram a realocação do portão para pedestres da empresa de ônibus, nas proximidades do cruzamento com a Rua Escritora Lourdes Strozzi, para que o usuário pudesse fazer a travessia com mais segurança e em local adequadamente sinalizado", escreve a Setran na nota encaminhada à reportagem.