CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) – O ex-presidente uruguaio Pepe Mujica esteve nesta quinta-feira (21) na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR) para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Após o encontro, Mujica disse a jornalistas que os dois conversaram sobre suas preocupações em torno da América Latina – e sobre futebol.

O uruguaio disse que o desejo de que o Brasil se recupere é também uma preocupação com seu próprio país. “Se o Brasil anda bem nós andamos bem. Se o Brasil anda mal nós andamos mal.”

Ele afirmou que Lula tem bom ânimo e temperamento e que perdeu alguns quilos.

Também ressaltou que o ex-presidente teve muita consideração com os demais países latino-americanos durante o seu governo e que isso não será esquecido. “O Brasil se comportou como um irmão maior.”

Questionado sobre o que pensa da democracia no país e da prisão de Lula, Mujica disse que não pensa. “Me faço perguntas e tenho incertezas.”

Mais cedo, em discurso à militância da vigília Lula Livre, o uruguaio afirmou que homens e mulheres podem estar presos, mas que as causas nunca estarão.

“Lula somos todos. Todos os que têm problemas na América Latina.”