Divukgação/Ascom PMP – Barreira sanitária na entrada de Paranaguá

As cidades do Litoral do Paraná manterão as barreiras neste fim de semana de feriado de Páscoa. Em reunião na última segunda-feira do Comitê Crise de Enfrentamento ao Covid-19 de Guaratuba, foi decidido que as barreiras restritivas serão intensificadas essa semanaprincipalmente de hoje a domingo.

Somente no último final de semana, 548 veículos foram impedidos de entrar no município e tiveram de retornaraos seus locais de origem. Furar a barreira pode gerar multa de até R$ 10 mil.

É permitida a entrada apenas de moradores, pessoas que trabalham na cidade, cargas para estabelecimentos da cidade ou veículos de passagem para outros municípios (que são monitorados por câmeras nas duas saídas). Também a praia e espaços públicos continuam interditados a partir de sexta-feira.

Paranaguá também manterá a barreira restritiva na BR-277 para evitar a chegada de visitantes neste período de feriado de Páscoa. A ação que já ocorre desde o dia 18 de março tem o intuito de frear a disseminação da Covid-19 no litoral do Paraná e conta com o apoio de outras cidades da região.

Em Pontal do Paraná a barreira começou ontem e segue com fiscalização até o domingo.

Itaipu espera 1.250 visitantes

Cerca de 1.250 turistas são esperados para visitar os atrativos da usina de Itaipu nos três dias do Feriadão de Páscoa – de amanhã a domingo. O número leva em consideração o limite de capacidade de atendimento em 50% atendendo as orientações de decretos estaduais e municipais, para evitar a proliferação da pandemia da Covid-19. Em 2020, O Complexo Turístico Itaipu, do Parque Tecnológico Itaipu, mantido pela margem brasileira da hidrelétrica, recebeu o Certificado de Responsabilidade Sanitária e o Selo de Ambiente Protegido, assegurando aos visitantes que todos os protocolos de segurança sanitária são respeitados.

“O turista está cada vez mais exigente e vai optar por atrativos naturais, seguros e com múltiplas belezas. Todos os nossos colaboradores foram capacitados para atender nossos visitantes com segurança e mostrar todo o gigantismo da Itaipu, uma usina de muita energia e de muitas emoções”, avalia o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.

Os protocolos de saúde incluem a aferição da temperatura na entrada do Centro de Recepção de Visitantes, a obrigatoriedade do uso de máscaras durante toda a visita, o fornecimento de álcool 70% em vários locais do passeio, a utilização da parte superior dos ônibus, que é aberta, além de trabalhar com capacidade reduzida no transporte. Para evitar filas, os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no site www.turismoitaipu.com.br

Sanepar

Fechados

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informa que permanecem suspensas por tempo indeterminado as visitas ao Memorial do Rio Iguaçu e aos Mananciais da Serra, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba. Também continuam fechados todos os ambientes que compõem os Mananciais, como o Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra, o Mirante das Águas, a Barragem de Piraquara I e o Reservatório do Carvalho.