Muita gente, principalmente os iniciantes nas academias, ainda tem dúvida sobre qual treino devem realizar primeiro. A musculação para o ganho de massa muscular ou aeróbio para a queima de gordura? As duas modalidades são muito importantes e benéficas para o corpo e é recomendada a prática de ambas para um bom condicionamento físico. O especialista da Smart Fit, Thiago Moreira, explica que a ordem de realização vai depender do objetivo principal de cada pessoa.

Se o aluno está treinando com o desejo de ganhar massa muscular e a queima de calorias será somente uma consequência disso, a recomendação é realizar a musculação antes do treino aeróbio. "Se você realizar um treino cardiovascular primeiro, pode acabar com boa parte da reserva de energia que será usada pelos músculos, posteriormente na musculação", explica o educador físico. Já se o objetivo principal for o emagrecimento e melhora do condicionamento cardiorrespiratório, é importante praticar primeiro o exercício aeróbio.

"Para que o praticante obtenha a sua máxima performance no treino, ele precisa estar com os estoques de energia elevados desde o início, para que consiga aumentar a intensidade do treinamento e, consequentemente, o gasto calórico. Por isso, ele deve priorizar o treino que vai lhe trazer o resultado do seu objetivo principal", completa o profissional da Smart Fit.

O exercício cardiovascular, naturalmente vai gerar mais gasto energético, que pode vir dos músculos. Por isso, o aluno que já treina há bastante tempo e que está em busca de hipertrofia muscular, a recomendação é dar um intervalo de 6 a 24 horas entre as duas modalidades. Outra dica do professor é realizar o treino HIIT, pois ele demanda menos tempo, e assim, tem menos chance de diminuir os efeitos deletérios do treinamento aeróbio no aumento da força e massa muscular.

É importante ter em mente ainda que a musculação também é importante para quem busca o emagrecimento. "Se engana quem pensa que para queimar gordura é preciso focar somente em exercícios aeróbicos. A massa muscular no corpo faz com que o metabolismo acelere e, consequentemente aumente o gasto calórico. Desta forma, para quem quer emagrecer, o ideal é realizar um treino aeróbio e, em seguida, o treino de musculação", sugere Thiago.