Divulgação – Palestra fala sobre a imigrau00e7u00e3o no Paranu00e1

O Museu Paranaense recebe duas palestras sobre imigração e arqueologia: a primeira, hoje, “Holanda-Brasil: a Formação de uma Cultura Transnacional de Lembrança pelos Transmigrantes Holandeses no Brasil e do Brasil (1948-2018)”, será apresentada pela pesquisadora holandesa Renate Stapelbroek.
Já a palestra “Bioarqueologia e Paleogenética de Populações Pré-Históricas Brasileiras: Perspectivas”, no dia 4 de julho, traz o tema arqueologia biológica e paleontologia genética, desenvolvido pela doutora Marcia Mercedes Okumura. Os dois eventos acontecem no Auditório Loureiro Fernandes, com participação aberta para todo o público e entrada franca. 
Transmigração
A palestra da pesquisadora Renate Stapelbroek fala sobre a transmigração, termo que se refere às pessoas que mantêm uma rede social que cobre mais de uma nação. Também aborda os seus relacionamentos – econômicos, familiares, organizacionais, políticos, religiosos e sociais. 
A questão central na discussão fala sobre quais maneiras e em que processos os transmigrantes holandeses no Brasil e do Brasil moldaram e moldam uma cultura transnacional e de memória durante os anos 1948 – 2018.
Renate Stapelbroek é formada em ciências sociais e comportamentais na Universidade de Tilburg, na Holanda e trabalhou para várias instituições culturais, como bibliotecas e museus. Em sua pesquisa de doutorado, Renate examina como os transmigrantes holandeses lidam com seus processos migratórios. Na palestra do MP, a pesquisadora irá abordar um pouco sobre a história de como os holandeses vieram para o Brasil no pós-guerra.
Arqueologia e paleontologia 
Mantendo a tradição de ser uma referência do estudo da arqueologia, o Museu Paranaense recebe também a palestra da pós-doutora pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, Maria Mercedes Martinez Okumura, que revela um projeto desenvolvido em parceria com a universidade de Viena. 

Serviço
As inscrições para os dois eventos são gratuitas e limitadas e devem ser feitas pelo site do Museu Paranaense. Para os dois eventos serão emitidos certificados de participação aos presentes.
Palestra “Bioarqueologia e Paleogenética de Populações Pré-Históricas Brasileiras: Perspectivas”.
Data: Hoje, a partir das 14h.
Palestra “Holanda-Brasil: a Formação de uma Cultura Transnacional de Lembrança pelos Transmigrantes Holandeses no Brasil e do Brasil (1948-2018)”.
Data: 04 de julho de 2018, a partir das 16h. 
Local: Auditório Loureiro Fernandes 
Museu Paranaense – Rua Dr. Kellers, 289 – São Francisco
Mais informações – 41- 3304-3300 ou [email protected]
www.museuparanaense.pr.gov.br