Franklin de Freitas – Lucho González é substituído no terceiro minuto do jogo: camisa 3

O Athletico Paranaense venceu por 4 a 0 o Aucas, do Equador, nessa quinta-feira (dia 27) à noite, na Arena da Baixada, pela 6ª e última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana 2021. Os gols foram de Christian, Abner, Vitinho e Carlos Eduardo. As assistências foram de Nikão (2) e Christian (2). Com o resultado, o time paranaense está classificado para a próxima fase (mata-mata). O Grupo D terminou com o Furacão na liderança, com 15 pontos, seguido pelo Melgar (10 pontos), Aucas (6) e Metropolitanos (4).

Nesas quinta-feira, o Athletico só precisava de um empate para garantir a vaga no mata-mata. Os confrontos da próxima fase serão definidos por sorteio – clique aqui para saber mais.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Athletico.

LUCHO
A partida marcou a despedida do meio-campista Lucho González, 40 anos. Ele se aposentou da carreira de jogador profissional e agora passa a fazer parte da equipe técnica do Athletico. O argentino chegou ao clube em setembro de 2016 e, desde então, participou de quatro títulos: Sul-Americana de 2018, J. League/Conmebol 2019, Copa do Brasil 2019 e Paranaense 2020. Ele somou 160 jogos, 10 gols e 7 assistências pelo Furacão. Ao todo, conquistou 29 títulos na carreira. Aos 3 minutos de jogo, o dono da lendária camisa 3 foi substituído para receber homenagens. Todos os jogadores das duas equipes aplaudiram o argentino.

AUCAS
O Aucas já não tinha mais chances de classificação na Sul-Americana 2021 e apenas cumpriu tabela na partida. O clube só trouxe três titulares para o Brasil.

ARTILHEIRO
O ponta Vitinho é o artilheiro isolado do Athletico na temporada 2021, com 4 gols em 8 jogos. No total, ele soma 11 gols em 65 partidas pelo clube. O lateral Abner tem agora 4 gols em 61 jogos pelo Athletico. O volante Christian soma agora 6 gols em 57 partidas pelo clube.  O ponta Carlos Eduardo chega a 9 gols em 50 jogos pelo Furacão.

SÉRIE INVICTA
A última derrota do Athletico em casa para um estrangeiro na Copa Sul-Americana foi em 2008, com o 4 a 3 para o Chivas, do México, pelas oitavas de final. Depois daquele jogo, o time recebeu mais 8 estrangeiros em Curitiba pela competição, com 7 vitórias e 1 empate.

Outra série invicta é da equipe principal como mandante. A última derrota em casa com o ‘time A’ foi em 12 de dezembro de 2020 — 1 a 0 para o Athletico-MG, pela 25ª rodada do Brasileirão.

ESCALAÇÃO
As baixas no Athletico eram Thiago Heleno (suspenso), Erick (lesão) e Lucas Halter(lesão). O técnico António Oliveira manteve a novidade da partida anterior, com Nikão na sua velha posição: extremo pela direita. Desde o segundo turno do Brasileirão 2020, o jogador vinha atuando como meia centralizado. Contra o Melgar, na semana passada, Jadson ficou centralizado no meio-campo. O esquema tático foi o mesmo 4-2-3-1 de sempre, com Nikão (direita), Jadson (centro) e Vitinho (esquerda) na linha de três.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve um clima de treino, de ataque contra defesa. O Athletico não precisou forçar o ritmo, nem se esforçar muito para ter controle total do jogo e criar jogadas ofensivas com facilidade. Além dos dois gols marcados na primeira etapa, o time da Arena ainda teve mais três bons ataques. O primeiro gol foi aos
25, em passe de Nikão para Christian chutar da meia-lua. O segundo veio aos 35, após excelente trabalho coletivo de toda equipe e cruzamento perfeito de Nikão para o cabeceio de Abner.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com outro ritmo. O Aucas se soltou em campo e passou a atacar. Teve chance clara no primeiro minuto, em erro grosseiro de Santos na saída de bola, e depois incomodou em chutes de fora da área. O Athletico demorou para acordar e só chegou ao terceiro gol aos 21 minutos, em belo chute de fora da área de Vitinho. Aos 25, três substituições no mandante, com as entradas de Nicolas, Carlos Eduardo e Matheus Babi. Aos 34, foi a vez de Canesin entrar na partida. O jogo ficou aberto, com bons ataques dos dois lados. Aos 35, o Aucas chegou a colocar uma bola na trave, após boa tabela dentro da área. O Athletico também acertou a trave aos 46, com Canesin. E chegou ao quarto gol aos 47, em chute de fora da área de Carlos Eduardo.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Athletico teve 19 finalizações (7 certas), 60% de posse de bola e 89% de eficiência nos passes. Já o Aucas somou 10 finalizações (3 certas), 40% de posse de bola e 82% de eficiência nos passes. Os dados são do site Sofascore.

ATHETICO 4×0 AUCAS
Athletico: Santos; Khellven, Pedro Henrique, Zé Ivaldo e Abner (Nicolas); Richard (Canesin) e Lucho González; Nikão, Jadson e Vitinho (Carlos Eduardo); Renato Kayzer (Matheus Babi). Técnico: António Oliveira.
Aucas: Lara; Jonathan González, Carabali (Mina), Medina e Mejía; Vega, Carrera e Clavijo (Briones); Nnachi (Carrera), Batioja e Ordoñez (Carrillo). Técnico: Héctor Bidoglio
Gols: Christian (25-1º), Abner (35-1º), Vitinho (21-2º) e Carlos Eduardo (47-2º)
Cartões amarelos: Richard, Christian, Nikão (CAP). Vega, Mina (Aucas)
Árbitro: André Merlos (Argentina)
Local: Arena da Baixada

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Jadson bate escanteio. Vitinho desvia e a bola sobra Zé Ivaldo, que chuta perto.
10 – Carabali chuta de longe. Santos segura no canto.
16 – Jadson enfia. Kayzer recebe na área e chuta sobre o gol.
18 – Khellven cruza. A bola vai direto para o gol. O goleiro dá um tapinha para escanteio.
25 – Gol do Athletico. Richard lança para a ponta direita. Nikão finta e toca para a meia-lua. Christian chuta no canto.
30 – Abner tabela com Christian e cruza. A zaga tira na pequena antes que Nikão finalize de cabeça.
35 – Gol do Athletico. Após boa troca de passes, Nikão cruza. Abner entre livre e toca de cabeça.
38 – Jadson enfia. Richard recebe na área e chuta cruzado. O goleiro espalma.
39 – Bola alta na área. A zaga tira mal. Nikão chuta. A zaga tira.
40 – Jadson bate escanteio. Richard chuta. O goleiro salva.

Segundo tempo
1 – Santos erra feio na saída de bola. Batioja rouba e toca para Ordóñez, na cara do gol. Ele chuta em cima de Santos, duas vezes.
21 – Gol do Athletico. Christian toca para Vitinho, que chuta de fora da área e acerta o canto.
35 – Carrera tabela com Carrillo dentro da área e chuta na trave.
36 – Abner cruza. Carlos Eduardo desvia ‘de letra’ e Matheus Babi completa para o gol vazio. O árbitro anula por impedimento.
45 – Nikão chuta de fora da área. O goleiro espalma no cantinho.
46 – Canesin tabela com Babi, recebe na área e chuta no travessão.
47 – Gol do Athletico. Christian toca para Carlos Eduardo, que chuta de fora da área e acerta no canto.