26 de abril de 2024
Assine e navegue sem anúncios
Marcello Casal Jr/ABr

As vendas do final do ano devem gerar 94 mil vagas de trabalho temporário em todo o País. O cálculo é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O número foi calculado a partir da previsão de um aumento de 3,8% nas vendas de Natal comparado com as vendas do mesmo período do ano passado. No Paraná, a previsão é que 7.190 vagas sejam abertas, o 5º maior números de empregos

Se a previsão se confirmar o número de vagas geradas se aproxima um pouco mais do patamar do Natal de 2013. Naquele período foram abertos mais de 115 mil postos de trabalho. O economista do CNC, Fábio Bentes, alerta que a previsão depende do controle da pandemia e o cálculo foi feito apostando que a situação não volta a se agravar, como aconteceu no começo do ano. Para ele, a tendência é que o varejo contrate mais trabalhadores informais do que no ano passado. Segundo o levantamento, mais da metade das 94 mil vagas vão ser abertas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. E os contratos vão acontecer principalmente no setor de vestuário, calçados e supermercados.

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) acredita que as próximas datas comemorativas como Dia das Crianças, Black Friday e Natal irão elevar a oferta de vagas temporárias para o comércio em pelo menos 80 mil postos de trabalho entre os associados da entidade até o final do ano. “O Natal de 2020 coincidiu com a segunda onda da pandemia de covid-19, e isso contribuiu para que a contratação de temporários fosse a menor nos últimos anos. Mas acreditamos neste recomeço e os lojistas associados estão bem confiantes, pois as lojas já têm recebido um fluxo maior de clientes provocando um aumento de vendas a cada mês”, comenta Luis Augusto Ildefonso, diretor institucional da Alshop.

Rose Mary Ferreira, de 58 anos, que trabalhava como auxiliar em serviços gerais em uma ótica no Rio de Janeiro, perdeu o emprego em maio. Desde então, tenta sobreviver com um bico que faz como faxineira um dia por semana. E ela torce para que os ventos mudem. Rose diz que tem dúvidas sobre as perspectivas positivas para os próximos tempos, mas diz que “tem que pensar positivo”.


Comentários
Assine e navegue sem anúncios