A Islanna, marca criada em Londres pela brasileira Islana Rosa, já é conhecida no exterior por apresentar uma moda contemporânea e com apelo sustentável. A fundadora e CEO, desenhou um plano de negócios que pudesse traduzir sua visão para uma nova marca de roupas, com menos impacto ambiental e muita informação de moda. A força da mulher independente e autoconfiante também está representada no conceito, que propõe empoderamento e atitude através do styling. Agora, a marca se volta para o mercado brasileiro e lança o projeto Vozes Negras.

Após a escalada do movimento Black Lives Matter, que tomou conta do Brasil e do mundo em junho de 2020, Islana decide focar seus esforços nas comunidades negras – promovendo artistas mulheres através da moda e apoiando organizações não governamentais, ligadas à promoção da educação e empoderamento feminino.

O projeto Vozes Negras manifesta o desejo de Islana com a sua marca em direção a uma moda antirracista, com base em três pilares: a visibilidade para vozes femininas negras; a criação de conexões entre mulheres negras e a sociedade; e a remuneração justa e empoderamento feminino negro.

O start do projeto se dá por meio de uma coleção-cápsula de camisetas com estampas exclusivas – em formato de edital online, Islanna convoca artistas mulheres negras brasileiras para enviarem propostas para estampas. As criações irão para votação aberta do público a partir de julho, e serão transformadas em 12 camisetas, com drops de lançamentos mensais em outubro.

“A idea de criar o movimento Vozes Negras surgiu de um desejo antigo de potencializar o poder da comunidade artística negra no Brasil e trabalhar com mulheres na promoção das artes plásticas, grupo que historicamente foi negligenciado”, diz Islana Rosa, fundadora da marca.

O projeto tem viés social em sua totalidade, sendo que 50% do lucro das vendas das camisetas serão distribuídos para a artista detentora da estampa e os outros 50% serão doados para uma das instituições que trabalham com o empoderamento feminino negro no Brasil, como a Gelédes, organização que se posiciona em defesa de mulheres e negros, e a ONG Criola, que defende e promove os direitos das mulheres negras

Informações sobre o edital: Aberto a todas mulheres negras brasileiras, as propostas de estampas para as camisetas devem ser enviadas para [email protected] até dia 20 de agosto. A seleção será realizada por meio de votação pública no site do movimento www.vozesnegras.org.


Tiffany & Co. lança edição especial do bracelete ‘Bone’ de Elsa Peretti®

A Tiffany & Co. anunciou novos designs de edição especial do bracelete Elsa Peretti para comemorar o 50º aniversário do ícone e o amor de Elsa pelas cores. Poderoso e feminino, o design inovador da joia foi introduzido na década de 1970 e em 2020 é reinventado em tons vibrantes de vermelho, azul e verde com uma inscrição de “edição especial”.

Seu artesanato pioneiro é visto na maneira como a joia contorna perfeitamente o pulso, projetado especificamente para os pulsos direito e esquerdo, e para ser usado como um par. Um testemunho de sua curiosidade e criatividade, a forma tátil e escultural do bracelete é extraída das visitas da designer quando jovem à cripta de uma igreja capuchinha do século XVII em Roma e seu tempo passado em Barcelona inspirado na Casa Mila de Antonio Gaudí.

“Sempre me interessei pela mecânica e por sua sensação: cada peça de joalheria deve ser cativante e confortável de usar”, diz Elsa Peretti.

O bracelete Bone possui um efeito fortalecedor quando usado e é um símbolo de força e graça. A estética de Elsa Peretti encarna a mulher independente moderna e sua sensibilidade ao estilo único. Seus projetos são reverenciados pelos principais museus do mundo, incluindo o Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e o British Museum, em Londres. Elsa é considerada uma das designers mais importantes de nosso tempo.