Reprodução / Twitter – Fogo na catedral Notre Dame

Um incêndio atingiu a Catedral de Notre Dame, no centro de Paris, na França, na tarde desta segunda-feira (15), e destruiu sua principal torre. Segundo disse Emmanuel Grégorie, vice-prefeito de Paris, os “danos foram colossais”. Bombeiros que combateram as chamas no incêndio, contudo, disseram no começo da noite de ontem que conseguiram salvar a igreja medieval da destruição total. O governo francês ainda evita confirmar que a catedral medieval está fora de perigo, mas mostra um “otimismo cauteloso”.

Segundo os bombeiros, o combate às chamas na última 1h30 foi crucial para impedir o desabamento da torre norte do edifício, o que foi feito com sucesso.
Sobre declarações dos bombeiros de que o colapso total da catedral foi impedido, fontes do governo francês dizem estar “cautelosamente otimistas”. O trabalho de resfriamento da estrutura do edifício foi crucial.
Incrédulos, pedestres pararam ao longo do Rio Sena, que margeia a catedral, para acompanhar o incêndio. Não há registro de vítimas.

Início
Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo pode estar relacionado a obras de restauração que estavam sendo feitos no edifício, que começou a ser construído em 1163. A polícia de Paris, no entanto, diz que é cedo para identificar as causas do incêndio. A Promotoria anunciou a abertura de uma investigação para determinar as circunstâncias do incêndio, que começou às 18h30 locais (13h30 em Brasília).

“Agora começamos uma missão de tentar salvar as preciosas obras de arte e estamos dando prioridade de ampliar a segurança nas imediações para proteger os turistas e os vizinhos dos riscos de desmoronamento”, acrescentou o vice-prefeito a um canal de TV.
A Diocese de Paris disse que o incêndio destruiu a parte mais antiga da igreja, cuja maior parte do material era de madeira, entre eles o pináculo central. “Não vai sobrar nada da estrutura (do teto), que data do século 19 de um lado e do 13 de outro”, disse o porta-voz da catedral, André Finot.

França vai criar fundo para reconstrução
O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou ontem que a Catedral de Notre-Dame será reconstruída com a ajuda de “grandes talentos”. Macron informou que será criado um fundo nacional e além-fronteiras para buscar a reconstrução do que foi destruído por um grande incêndio. Macron disse que o “pior foi evitado”, mas admitiu que as “próximas horas serão difíceis”. “Notre-Dame é parte da nossa vida.” disse ele.


Obras
Catedral estava em restauração
A catedral Notre-Dame estava passando por um processo de restauração em sua torre estimado em US$ 6,8 milhões (R$ 26,8 milhões). Seria feita uma renovação no pináculo de 250 toneladas de chumbo que ficava no topo da principal torre. Ela recebe uma média de 13 milhões de visitantes ao ano.