Franklin de Freitas – Caos no Parque Barigui

A chuva torrencial que atinge o Paraná desde a madrugada de quinta (3) já afetou 26.051 pessoas, de acordo com o novo boletim da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, atualizado às 19 horas desta sexta-feira (31). Segundo os dados, 88% das pessoas afetadas moram em Curitiba e Região Metropolitana e das 35 cidades atingidas, 15 são da RMC. A cidades mais atingidas da região são Piraquara (7.263 afetados), Pinhais (4400), Rio Branco do Sul (3597), Curitiba (2002) e São José dos Pinhais (2000). Em todo o Estado, 4.817 casas foram danificadas, com com 182 pessoas desalojadas e outras 33 desabrigadas.

Em Guarapuava, na região Central do Paraná, uma criança de oito meses morreu devido ao desmoronamento de um muro. O mais preocupante é que a chuva torrencial só deve parar, segundo o Simepar, no domingo (2), até lá a Defesa Civil permanece em alerta para destelhamentos, alagamentos e desmoronamentos.

Nesta sexta, um trecho da Rodovia dos Minérios, na RMC, foi interditado após um desmoronamento. Os parques de Curitiba estão praticamente todos alagados, como Parque Barigui, São Lourenço e Tingui. Eles são justamente projetados para absorver a água em excesso da chuva. 

Chuva bate recorde de destruição no Paraná neste ano

Procon-PR alerta para preço abusivo na venda de lonas e telhas em Curitiba e Região

Em Curitiba, foram mobilizados 100 profissionais da Defesa Civil, Guarda Municipal, Secretaria do Meio Ambiente, das Administrações Regionais, da FAS, Educação e Saúde para atender as ocorrências.  A Fundação de Ação Social (FAS) mantém o atendimento a famílias atingidas pelo temporal desta quinta-feira (30), em Curitiba. Equipes voltaram a percorrer algumas regiões da cidade, nesta sexta-feira (31), em busca de pessoas que precisam de apoio da assistência social. Com isso, subiu para 131 o número de famílias atendidas. Todas receberam colchões, cobertores, roupas e cestas básicas entregues pela FAS nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) ou nas próprias casas.As áreas mais afetadas, principalmente por destelhamentos, foram as regionais Cajuru, Portão e Boa Vista, mas nesta sexta-feira famílias das regionais CIC, Santa Felicidade e Tatuquara também precisaram de atendimento.

MORADORES DE RUA  – Em função da chuva que continua, a FAS registrou ainda aumento no atendimento a pessoas em situação de rua, principalmente daqueles que buscaram abrigo espontaneamente.Das 7h de quinta-feira às 6h desta sexta, 429 pessoas procuraram as unidades da FAS, número maior que o registrado na sexta-feira da semana passada, quando a temperatura caiu a 6ºC, a menor do ano na cidade. Naquela madrugada, 364 pessoas em situação de rua buscaram acolhimento.

ENERGIA – No total, foram afetadas alternadamente 90. 449 unidades consumidoras de energia no Paraná. As regiões mais afetadas em Curitiba foram os bairros Portão, Fazendinha, Santa Quitéria, Novo Mundo, Bom Retiro, Cabral, Boa Vista, Hauer, Batel e centro. 

Veja os municípios da RMC e o número de pessoas afetadas

Almirante Tamandaré 101
Araucária 75
Bocaiúva do Sul 1
Campo Magro 10
Colombo 1580
Contenda 24
Curitiba 2.002
Fazenda Rio Grande 107
Lapa 42
Pinhais 4.400
Piraquara 7.263
Quatro Barras 1111
Quintandinha 86
Rio Branco do Sul 3597
São José dos Pinhais 2000