PRONAF
O Banco do Brasil anunciou a marca de R$ 50 bilhões em crédito rural para pequenos produtores rurais, enquadrados no Pronaf. O valor foi anunciado pelo presidente do banco, Fausto Ribeiro, durante o lançamento da terceira etapa do Circuito de Negócios Agro, iniciativa que vai levar assessoria rural para produtores rurais localizados em mais de 600 municípios. Participaram da cerimônia o presidente Jair Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão, a ministra Tereza Cristina e os ministros Paulo Guedes (Economia) e General Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).
IICA
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou da cerimônia de posse do diretor-Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero. Enquanto presidente da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), a ministra leu o ato de juramento de posse, que ocorreu de forma virtual. O argentino Manuel Otero foi reeleito diretor-Geral do IICA, no âmbito da Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2021. 
COOPERAÇÃO
Construir Pontes para a Futura Cooperação em Matéria de Sistemas Agroalimentares foi o tema discutido na Primeira Mesa Redonda de Alto Nível África-Américas. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, também participou do debate realizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), como parte da agenda de posse do diretor-Geral, Manuel Otero. 
GARANTIA-SAFRA
Foi publicada, no Diário Oficial da União, a Portaria, que determina o pagamento do benefício Garantia-Safra para mais de 74 mil agricultores familiares, que aderiram na safra 2020/2021. Neste mês, receberão o pagamento agricultores dos seguintes estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe. O montante autorizado para esses agricultores ultrapassa R$ 63,5 milhões. 
COMITÊ
A presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Teresa Vendramini, passou a integrar o Comitê Assessor Externo do Centro Nacional de Pesquisa de Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen) da Embrapa. A nomeação foi anunciada por meio de portaria assinada pelo presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti. Fundado em 1974, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, trabalha na pesquisa de soluções, desenvolvimento e inovação de recursos genéticos para a sustentabilidade da agricultura brasileira.
MEL
O Paraná se manteve como o principal produtor nacional de mel, com 7.844 toneladas produzidas pela espécie Apis mellifera em 2020, o que representa 15,2% de toda produção nacional. A atividade é importante na geração de emprego e renda, na diversificação da propriedade rural e nos benefícios sociais, econômicos e ecológicos que proporciona. A apicultura caracteriza-se pela exploração econômica e racional da abelha do gênero Apis e espécie Apis mellifera, que possui ferrão. 
COLMEIAS
O governo do Paraná apresentou um programa para a instalação de colmeias de abelhas nativas sem ferrão nos parques urbanos do Estado. A ação faz parte do Poliniza Paraná, desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), que tem como objetivo espalhar para 398 municípios os Jardins de Mel idealizados pela Prefeitura de Curitiba, replicando o projeto que promove a criação de abelhas nativas sem ferrão, responsáveis pela polinização de cerca de 90% das plantas brasileiras. O governador Carlos Massa Ratinho Júnior e o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, participaram do ato.
AJUDA
O Governo do Paraná enviou ofício à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, com uma série de sugestões com vistas a minimizar a situação dos agricultores paranaenses prejudicados pela crise hídrica. O documento propõe ações referentes a crédito rural, seguro rural e Proagro, além da distribuição de sementes para os que não têm condições de adquirir e produzir nova safra. 
BOA AGROPECUÁRIA
O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, reforçou, a importância da tecnologia e da inovação como pilares modernos para se praticar boas agricultura e pecuária. Ele falou na abertura do Superagro 2022, promovido pela empresa Agro 100, em Londrina. “Hoje é preciso refinar o conhecimento, é preciso saber usar a agricultura de precisão ao extremo, pois com isso poderemos fazer mais e melhor com menos recursos”, salientou. Mas, segundo ele, não basta apenas produzir, é preciso ser sustentável. 
CIRCUITO AGRO
O Banco do Brasil lançou, o Circuito de Negócios Agro de 2022. A cerimônia foi realizada em Brasília, com participação do presidente da República, Jair Bolsonaro. O evento teve transmissão simultânea a partir de Londrina, onde o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, acompanhou. O objetivo é levar aos produtores rurais capacitação técnica e fomento aos negócios. De acordo com o presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, três carretas vão percorrer cerca de 60 mil quilômetros em todas as regiões brasileiras. 
(Com informações de assessorias)
* Mauricio Picazo Galhardo é Jornalista.