O presidente do Governo espanhol, solicitou à chefa da Comissão Europeia, o desbloqueio do acordo com o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai)

ESPANHA
O jornal espanhol, El Pais publicou que a Espanha está lançando uma ofensiva diplomática para que a Europa volte a olhar para a América Latina. O presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, solicitou à chefa da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que desbloqueie o acordo com o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e acelere os pactos com o México e o Chile, como forma de apresentar um sinal político de primeira magnitude diante da crescente influência chinesa na região.
AGRO RESIDÊNCIA
Com o objetivo de capacitar jovens estudantes e graduados para atuarem no campo, o AgroResidência – Programa de Residência Profissional Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), já está com diversos projetos em andamento pelo país. No total, 76 projetos de instituições de ensino foram selecionados no primeiro edital para que desenvolverem atividades de qualificação técnica de 943 estudantes e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias e afins.
DESEMBOLSO
Entre julho do ano passado a abril deste ano foram liberados R$ 201,43 bilhões aos produtores rurais e cooperativas de produção. O crescimento verificado foi de 12% em relação a igual período da safra anterior. "Decorridos dez meses da safra 2020/2021, o valor das contratações de crédito rural continua com desempenho crescente, indicativo de que todo o orçamento programado será executado" diz o diretor de Crédito e Informação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wilson Vaz de Araújo.
MINISTROS
Os países integrantes do Conselho Agropecuário do Sul (CAS) aprovaram uma declaração conjunta para fortalecer sua posição sobre sistemas alimentares. O documento, intitulado "Princípios e Valores da Região para a Produção de Alimentos no Marco do Desenvolvimento Sustentável", é assinado pelos ministros do Brasil, Paraguai, Argentina, Chile e Uruguai e cita pontos como segurança alimentar, desenvolvimento sustentável, respeito às diferenças locais e cooperação internacional.
INVESTIDORES
Os membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) receberam o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, durante a reunião-almoço da bancada. O ministro abordou temas como o Plano Nacional de Logística e Ferrovias e o projeto BR do Mar. Tarcísio deu destaque ao "sucesso do mês de abril", tanto para a economia, quanto para a confiança do Brasil no exterior.
COMISSÃO
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados (CAPADR) recebeu, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. A ministra apresentou as prioridades do MAPA para o ano de 2021 e fez um balanço do que a pasta já fez até os dias de hoje, durante o governo Bolsonaro. Em um discurso de pouco mais de uma hora, Tereza Cristina explicou que a agricultura brasileira trabalhou sem parar durante todo o período de pandemia.
INOVAÇÃO
O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, participou, da cerimônia virtual de lançamento da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (UMIPI-Cacau), que funcionará em Ilhéus (BA). A iniciativa é uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) para aplicar pesquisa e conhecimento tecnológico para o desenvolvimento e fortalecimento da produção de cacau no país.
ORGÂNICO
A equipe técnica da Embrapa registrou uma produtividade média (t/ha) do abacaxi Pérola no cultivo orgânico irrigado superior ao registrado na produtividade média nacional da cultura. Um grande feito, levando-se em consideração que no cultivo orgânico não é permitido o uso de produtos químicos sintéticos, que facilitam a produção. A Embrapa, em parceria com a Bioenergia Orgânicos, está na vanguarda na elaboração de sistemas orgânicos de produção (SOP) de frutas no País, importante frente de atuação na busca de uma agricultura mais sustentável. Entre esses sistemas, está o de abacaxi.
 
ALERTA
De maio a agosto, meses anteriores à safra do pêssego no Rio Grande do Sul, a equipe envolvida no Sistema de Alerta para a Mosca-das-frutas irá elaborar boletins mensais com orientações aos produtores da Região de Pelotas e da Serra Gaúcha. Os boletins extras serão disponibilizados na primeira semana de cada mês, onde serão compartilhadas informações para a melhor condução dos pomares até o período da colheita. A iniciativa é coordenada pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) e pela Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), com apoio da Emater/RS-Ascar.
* Mauricio Picazo Galhardo é jornalista.