A pandemia reforçou a importância da fé e do apoio espiritual promovido pelas celebrações religiosas, mas também restringiu o acesso às igrejas, para prevenir a disseminação da Covid-19. Uma solução para unir fiéis às suas celebrações vem por meio da tecnologia. O aplicativo Fidem, que significa fé, em latim, foi idealizado por dois jovens universitários para facilitar o dia a dia de quem quer acompanhar missas ou cultos transmitidos online, em apenas uma interface, simples e amigável.

De acordo com Bernardo Favorito, um dos idealizadores do app, a ideia surgiu antes da pandemia, mas ganhou força com o momento de isolamento social pelo qual o Brasil passa. “A ideia surgiu quando ainda estava no Colégio Marista Paranaense, para simplificar o acesso das transmissões online das igrejas aos seguidores”, explica. Estávamos trabalhando no projeto, mas a pandemia incentivou Favorito e seu sócio, João Caetano Branco, a lançar o app e o site para fornecer apoio espiritual a quem precisa e também aumentar o público das igrejas, vazias há quase um ano.

A ideia é que a plataforma sirva de espaço para igrejas disponibilizarem suas celebrações gravadas e ao vivo e também mensagens especiais ou palavras de apoio. Os usuários também ganham em interatividade, pois podem comentar e pedir orações, oferecer auxílios e ajudas, por exemplo, diretamente à igreja escolhida. “Mesmo após a pandemia, nosso objetivo é conectar a comunidade religiosa, mesmo em viagens ou quando a agenda não permite ir pessoalmente à igreja. Além disso, também torna possível rever momentos especiais sempre que desejado, sem dificuldades ou custos”, comenta.

O objetivo de Branco e Favorito é primeiro expandir o acesso na capital paranaense e depois alcançar todo o Brasil. Em um mês, o aplicativo já superou a marca de 200 downloads e cerca de 90 novos usuários, número que surpreende os idealizadores e mostra o potencial da comunidade religiosa no país.

Fidem está disponível para Android e iOs nas app stores, de maneira gratuita.