Dálie Felberg/Alep – Goura (PDT): “Do mesmo lado”

Depois de substituir o deputado federal e ex-prefeito Gustavo Fruet (PDT) – que desistiu de disputar a prefeitura de Curitiba alegando falta de recursos para a campanha – o deputado estadual Goura (PDT) passou a ser cotado para liderar uma “frente progressista” para concorrer com o prefeito e candidato à reeleição, Rafael Greca (DEM). A frente reuniria além do PDT, MDB, PT, PCdoB e PSOL, entre outros partidos que fazem oposição a Greca e ao governo Ratinho Júnior (PSD).
Goura, porém, avalia que faltando dois dias para o prazo final das convenções partidárias, amanhã, não haveria tempo para compor uma aliança ampla, mas não descartou uma união dessas forças no 2º turno. Além da desistência de Fruet, a ideia surgiu depois que Greca – com o apoio de Ratinho Jr – conseguiu retirar da disputa três outros nomes de seu espectro político: o deputado federal Ney Leprevost (PSD), o ex-prefeito e deputado federal Luciano Ducci (PSB), e o deputado federal e ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart (Repub).
O problema seria como viabilizar na prática a união depois que PSOL e PC do B já oficializaram, respectivamente, as candidaturas de Letícia Lenz e Camila Lanes. E o PT confirmou ontem o nome do professor de Direito da UFPR, Paulo Opuszka.
Batalha – “Em meio às dificuldades, principalmente pelo tempo exíguo, de se costurar uma aliança para a formação de uma Frente Ampla Progressista (…) contra o candidato do sistema, quero deixar claro a importância de somarmos os esforços”, disse Goura.
“Estamos todos nós do mesmo lado contra os representantes do atraso, do ódio e da violência. E assim devemos continuar nesta disputa eleitoral. Sempre respeitando os espaços e os princípios dos partidos de forma independente e coerente”, afirmou. “Sendo assim, quero deixar claro que uma política de alianças neste momento não tem o tempo necessário para que seja construída de forma transparente, ética e representativa de todas as forças envolvidas neste processo. Isso deverá se dar ao longo da campanha e na batalha para que tenhamos um segundo turno”, previu.